Distribuição

CoronaVac: entrega de vacinas aos 217 municípios do Maranhão é finalizada

Neste primeiro lote, o Maranhão recebeu 164 mil doses para vacinar 78 mil pessoas.

Imirante.com, com informações do Governo do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Os imunizantes foram levados para as 19 Unidades Regionais de Saúde.
Os imunizantes foram levados para as 19 Unidades Regionais de Saúde. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O governo do Maranhão concluiu nesta quarta-feira (19) a distribuição das vacinas contra o coronavírus para os 217 municípios do Estado. Os imunizantes foram levados para as 19 Unidades Regionais de Saúde e, de lá, seguiram para as demais cidades.

Normalmente, a distribuição de vacinas para todos os municípios levaria três semanas. Desta vez, porém, foi feito um esforço adicional. O resultado foi a entrega em tempo recorde, 36 horas.

Leia mais:

Governo divulga divisão de doses da vacina contra Covid-19 por município do Estado

Técnica de enfermagem é a primeira a receber vacina contra Covid-19 no Maranhão

Quinze das 19 regionais já tinham recebido as vacinas na terça-feira, quando a equipe começou, às 7h, a missão. As outras quatro não tinham recebido por causa da chuva, que impediu a chegada das aeronaves. E receberam nessa quarta-feira.

Três aviões, três helicópteros e 30 automóveis fizeram o trabalho. O responsável pelo transporte até os municípios é o governo do Estado. E depois a aplicação fica sob responsabilidade das prefeituras.

Públicos

Nesta primeira etapa, são vacinados os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Existem três fases nesta etapa. Na primeira fase, são trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais em asilos; população em situação de rua; população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Na segunda fase, são os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira fase, são pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40 (IMC≥40).

Neste primeiro lote, são 164 mil doses para vacinar 78 mil pessoas. Cada uma vai receber duas doses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.