Transferências

São Luís recebe mais 16 pacientes com Covid-19 de Manaus após crise no Amazonas

Ao todo, 39 pacientes já foram transferidos de Manaus para a capital maranhense.

Imirante.com, com informações da Assessoria e da Agência Brasil

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Mais de 100 profissionais de saúde foram mobilizados para atender os pacientes de Manaus.
Mais de 100 profissionais de saúde foram mobilizados para atender os pacientes de Manaus. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Mais 16 pacientes chegaram ao Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, na noite dessa terça-feira (19). Agora, são 39 pacientes já transferidos de Manaus (AM) para São Luís (MA). Destes, 12 chegaram na última sexta-feira (15) e 11 no último sábado (16).

Com a coordenação do Ministério da Saúde (MS), uma rede de apoio foi criada em todo o país para receber os pacientes de Manaus com Covid-19 que não encontram mais vagas para internação na capital amazonense. Na tarde da última quinta-feira (14), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde disponibilizando, aproximadamente, 150 leitos distribuídos em nove hospitais universitários federais que fazem parte da rede Ebserh a fim de ajudar o Estado.

Leia mais:

Mais 11 pacientes de Manaus chegam a São Luís para tratamento da Covid-19

Pacientes de Manaus chegam a São Luís para tratamento da Covid-19

Paciente transferido de Manaus comemora aniversário ao chegar em São Luís

Sem oxigênio: Manaus transfere pacientes com Covid19 para outros Estados

HU-UFMA doa mais de R$ 400 mil em insumos para Manaus

Com a mobilização de mais de 100 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais áreas de apoio para atender os pacientes transferidos de Manaus, os pacientes chegam ao hospital e são internados em enfermarias que estão devidamente equipadas com monitores multiparamétricos e ventiladores mecânicos.

Além de todo o apoio assistencial, não faltam ações humanizadas para receber de forma acolhedora os pacientes. Desde mensagens de carinho na chegada ao hospital até a possibilidade de vídeo chamadas e televisita com as famílias para tentar diminuir a saudade e possibilitar aos familiares saber todas as informações sobre o estado de saúde do seu ente querido.

O HU-UFMA doou mais de 400 mil reais entre os itens: medicamentos, materiais médico-hospitalares e equipamentos de proteção individual (EPIs). Todo o material foi separado e embalado no almoxarifado da Unidade Materno Infantil.

Crise no Amazonas

O Hospital Regional de Coari, no interior do Amazonas, registrou a morte de sete pacientes internados com a Covid-19 por falta de oxigênio, nessa terça-feira (19), segundo divulgou a prefeitura do município.

Segundo a nota divulgada, a cidade deveria ter recebido 40 cilindros de oxigênio às 18h de segunda (18), mas o voo que levaria o insumo foi direto para o município de Tefé (AM) e ficou impossibilitado de retornar, já que, no momento, o aeroporto não opera voos noturnos. Os cilindros chegaram a Coari apenas às 7h de ontem.

O aumento no número de internações de pessoas infectadas pelo novo coronavírus levou à lotação dos hospitais e a uma crise no sistema de saúde do Amazonas. Uma força-tarefa em parceria com o governo federal está realizando a transferência de pacientes internados para outros Estados para diminuir a lotação desses hospitais públicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.