Covid-19

Maranhão reservou R$ 50 milhões para compra de doses de vacina no exterior, diz secretário

Ainda segundo Carlos Lula, secretário de Saúde do estado, a compra dependeria das boas relações do Brasil com países fabricantes de vacinas.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão.
Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão. (Foto: diulgação)

SÃO LUÍS - Durante uma entrevista no jornal Bom Dia Mirante, na manhã desta quarta-feira (20), o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, disse que o estado tem uma reserva de R$ 50 milhões para a compra de doses de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19) no exterior.

Leia também:

Vacinação contra a Covid-19 em São Luís: o que você precisa saber

Profissionais de saúde começam a se imunizar contra a Covid-19 em São Luís

Governo distribui doses da vacina que irão imunizar mais de 78 mil pessoas contra a Covid-19 no Maranhão

No entanto, Carlos Lula ressaltou que a importação depende do relacionamento do Brasil com países fabricantes da vacina, como por exemplo, a Índia.

"A gente reservou 50 milhões de reais para essa finalidade, mas o ponto não é ter dinheiro e sim disponibilidades, porque agora o mundo inteiro está atrás da vacina. O Brasil acabou sendo excluído, por países como Índia e China. De algum modo eles não respondem a solicitação do país'', disse o secretário.

Ainda segundo Carlos Lula, a vacinação é uma estratégia coletiva. "A gente tem que começar vacinando quem é mais frágil e não quem é mais rico. A vacinação privada existe, se você não quiser vacinar seu filho em um posto, você pode comprar a vacina no laboratório privado, mas ele é complementar ao sistema", esclarece o secretário.

O secretário ainda afirma que vai chegar o momento dos laboratórios oferecerem a vacina, mas não por agora, visto que estaria competindo com o Ministério da Saúde. Ele complementa afirmando que a segunda dose já está garantida e daqui há duas semanas, haverá a distribuição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.