Rede elétrica

Maranhão registra 40 acidentes com quebra de postes da rede elétrica neste início de ano

Em 2020, o número de ocorrências deste tipo diminuiu em relação a 2019.
Imirante.com, com informações da Assessoria19/01/2021 às 06h57

SÃO LUÍS - As ocorrências de acidentes com quebra de postes da rede de energia elétrica têm se tornado notícia comum nos últimos dias em São Luís. Situações como essas afetam não só o condutor e ocupantes do veículo, como também as unidades consumidoras próximas ao local do incidente, que têm o fornecimento de energia interrompido, além das complicações para motoristas que precisam trafegar e o trânsito acaba ficando complicado na localidade do acidente.

Registros da Equatorial Maranhão mostram que, em 2019, foram registradas mais de 2.242 ocorrências de acidentes com quebra de postes no Maranhão. Durante o ano de 2020, o registro foi de 1.525 em todo o Estado. Na Grande São Luís (São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa), em 2019 foram 490 ocorrências, já em 2020 foram 325. O ano de 2021 começou com 40 ocorrências no Maranhão e 23 apenas sem São Luís.

Relembre:

Poste cede e fica inclinado na avenida Jerônimo de Albuquerque

Motorista perde controle do carro e parte poste na Av. dos Holandeses

Carro se choca contra poste na avenida Prof. Carlos Cunha

Vale ressaltar que esses dados são referentes aos acidentes que envolvem apenas os postes da rede de distribuição de energia elétrica. Os acidentes envolvendo postes de iluminação pública são contabilizados pela prefeitura.

De acordo com os órgãos de trânsito, estes acidentes geralmente ocorrem durante a madrugada ou fins de semana e são provocados por excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falhas mecânicas por falta de manutenção dos veículos. Outra causa frequente é a falta de atenção dos motoristas, como por exemplo, o uso do celular ao volante.

As vias com o maior número de acidentes em São Luís são as avenidas: Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, São Luís Rei de França, Guajajaras, Litorânea, Holandeses, Portugueses, Africanos, Franceses, Estrada da Maioba - MA-202, e a Estrada de São José de Ribamar - MA-201.

Os transtornos causados por esse tipo de acidente são grandes, principalmente o desconforto pela falta da energia elétrica, sobretudo em áreas onde tem imóveis que prestam serviços essenciais, como postos de saúde, delegacias, clínicas, lotéricas e para as pessoas que moram na área desse acidente. Além disso, o dinheiro/recurso utilizado para repor o poste e os componentes danificados, poderia ser utilizado para ampliar as ações de melhoria da qualidade de energia fornecida para as cidades maranhenses.

Para que o número de acidentes pare de crescer, o esforço de prevenção deve partir principalmente dos condutores de veículos. Respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de bebida alcóolica e não utilizar o celular ao volante são regras que, quando cumpridas, resguardam a vida do motorista, dos passageiros e da população de modo geral. Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, foram instaladas defensas (elementos de concreto na frente dos postes - atualmente essas defensas são feitas com manilhas cheias de areia), cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, dificultando a queda do poste sobre o carro e preservando assim a vida do motorista e dos passageiros.

Veja o ranking dos 10 municípios maranhenses com o maior número de acidentes com quebra de postes de janeiro a maio deste ano:

Arte: Divulgação/Assessoria.

O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?

Em caso de ocorrências dessa natureza, a Equatorial Maranhão ressalta que a população entre em contato por meio da Central 116 e informe o local com ponto de referência, e que ligue também para o SAMU (192). A orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Nos casos em que a estrutura do poste caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia com segurança para todos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.