Covid-19

Secretário diz que MA pode adquirir vacina por conta própria e fala sobre estoque de seringas

"Ninguém vai usar seringa e agulha que você levar de casa", disse Carlos Lula em entrevista à TV Mirante.
Imirante.com, com informações da TV Mirante06/01/2021 às 07h41

SÃO LUÍS – O Maranhão ainda não tem data para iniciar a vacinação contra a Covid-19, mas já prepara meios para comprar a vacina caso o governo federal não dê partida em seu plano nacional de imunização.

Em entrevista à TV Mirante, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explicou que, caso o governo federal não implemente um cronograma no país, o Maranhão iniciará por conta própria. “A gente vai ter como data limite 15 de janeiro, depois disso a gente vai tomar nossas providências de começar a aquisição própria pelo Estado”, disse.

Maranhão tem estoque de 4 milhões de seringas e agulhas. Foto: Reprodução/TV Mirante.

O Maranhão tem um estoque de 4 milhões de seringas e agulhas para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19, segundo o governo do Estado. Carlos Lula alertou ainda que não adianta a população comprar nas farmácias e guardar em casa por temer um desabastecimento. “Ninguém vai usar seringa e agulha que você levar de casa. Esqueça isso!”. Ele acrescentou que pacientes em tratamento de outras doenças, como diabéticas por exemplo, precisam adquirir seringas em farmácias, e a falta delas nesses estabelecimentos pode causar um problema mais grave.

Carlos Lula disse que não adianta comprar seringa e guardar em casa. Foto: Divulgação.

O governo do Maranhão deve manter as barreiras sanitárias montadas no aeroporto e nos portos de São Luís e descartou lockdown.

“Mais de 40 países no mundo já iniciaram a imunização, e a gente que tem um dos melhores programas de imunização do mundo fica atrás. É grave e preocupante essa lentidão, esse silêncio do Ministério da Saúde”, declarou o secretário.

Secretário Carlos Lula falou sobre o plano de vacinação contra a Covid-19. Foto: Reprodução/TV Mirante.

Assista à reportagem completa da TV Mirante

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.