Em São Luís

Moradia social no Centro Histórico e calçadão na orla da Ponta d'Areia

O imóvel colonial abrigará famílias em situação de vulnerabilidade social e integra a política de habitação popular. Na Ponta d''Areia, moradores e turistas podem desfrutar de novo espaço com deck e luneta para observação do mar.

Divulgação / Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
A ação no Centro Histórico beneficiará 14 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. (Foto: Mauricio Alexandre)
A ação no Centro Histórico beneficiará 14 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. (Foto: Mauricio Alexandre)

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (24), véspera de Natal, obras de restauração de um imóvel colonial na Rua da Palma, Centro Histórico, para uso como habitação social, foram inauguradas. A ação beneficiará 14 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.

Com as obras, o imóvel foi transformado em 14 unidades habitacionais, sendo duas adaptadas para pessoa com deficiência. Os apartamentos têm um, dois ou três quartos, além de sala, cozinha e banheiro. Para isso, foram feitos serviços de estabilização, construção e restauração, instalação de sistemas hidrossanitários, elétricos e de combate a incêndio, piso em cerâmica, forro em madeira, esquadrias em madeira, restauração dos gradis, escada em concreto e guarda corpo em inox, varanda com assoalho no pavimento superior e reforma do pátio interno.

O superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary, informou que a preservação do patrimônio histórico não se faz apenas com a restauração dos bens arquitetônicos. "É preciso garantir condições de ocupação destes espaços. Neste sentido, o IPHAN e a Prefeitura de São Luís têm uma parceria muito exitosa, que garante estes dois aspectos para a recuperação do patrimônio histórico da nossa cidade", comentou.

As unidades habitacionais são destinadas a famílias do Centro Histórico de São Luís, pertencentes à área Desterro, Portinho e Praia Grande, inscritas no cadastro da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico. "Já temos as famílias cadastradas e em breve será feito o sorteio das que morarão neste imóvel. Além da entrega dos apartamentos, a gestão do prefeito Edivaldo se preocupou em garantir o processo de adaptação para a nova moradia, incluindo reuniões de conscientização sobre a importância de preservação do patrimônio e a formação coletiva das regras de condomínio", explicou o presidente da Fumph, Aquiles Andrade.

Segue em obras um casarão na Rua do Giz que também será destinado a habitações sociais. "A entrega deste casarão é um momento muito especial para todas as famílias que moram no Centro Histórico e aguardavam por esse benefício. Não é possível reabilitar esta região como espaço de convívio social sem prestar suporte a quem já mora aqui. Estamos recebendo o imóvel da Rua da Palma e em breve o da Rua do Giz também será entregue, beneficiando muito os moradores do entorno", afirmou Luís Claudio Nogueira, presidente da União de Moradores do Centro Histórico.

Na Ponta d'Areia, moradores e turistas podem desfrutar de novo espaço com deck e luneta para observação do mar. (Foto: Biné Morais)
Na Ponta d'Areia, moradores e turistas podem desfrutar de novo espaço com deck e luneta para observação do mar. (Foto: Biné Morais)

Também foi entregue nesta quinta-feira (24), a urbanização de um trecho de 500 metros do calçadão da Avenida São Marcos, na Ponta d'Areia, que foi recuperado, ganhou novo piso, acessibilidade, bancos para descanso e duas lunetas de observação terrestre para contemplação da orla da cidade. Com isso, o que antes era um espaço degradado e praticamente inutilizável se tornou mais uma área de lazer na cidade e sendo mais um cartão-postal para os turistas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.