Fenômeno astronômico

Fenômeno "Estrela de Belém" é visto a olho nu em São Luís

O Maranhão teve visualização privilegiada.

Imirante.com, com informações do JMTV2

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Os planetas Júpiter e Saturno se aproximaram bastante e puderam ser vistos praticamente como um planeta duplo.
Os planetas Júpiter e Saturno se aproximaram bastante e puderam ser vistos praticamente como um planeta duplo. ( Foto: Divulgação / Climatempo')

SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (21) o fenômeno astronômico raro conhecido como "Estrela de Natal" ou "Estrela de Belém" pode ser observado em São Luís. Júpiter e Saturno tiveram a maior aproximação dos últimos 400 anos. O Maranhão teve visualização privilegiada.

Professores, técnicos e estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) montaram o telescópio no Forte de Santo Antônio, localizado na área do Espigão da Ponta d'Areia, e transmitiu a conjunção dos planetas por meio de suas redes sociais no Instagram e no Facebook. A ação foi coordenada pelo físico e professor Antônio Oliveira.

Segundo o preofessor Antônio Oliveira, a perfeita observação depende das condições climáticas e o público foi contemplado com um céu com poucas nuvens. “Está sendo um grande espetáculo astronômico e estamos entusiasmados com a conjunção dos planetas.”

O fenômeno

Os planetas Júpiter e Saturno se aproximaram bastante desde o início do inverno e puderam ser vistos praticamente como um planeta duplo nesta segunda-feira (21).

A última vez que a “Estrela de Belém” ou "Estrela de Natal" foi vista aconteceu em 4 de março de 1226, formando um alinhamento mais próximo entre esses objetos no céu noturno. E a próxima vez que eles estarão tão próximos será no dia 15 de março de 2080, visíveis por ainda mais tempo, contudo, a conjunção seguinte dos dois astros virá somente em 2.417.

Veja a entrevista completa no JMTV2

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.