Em São Luís

Laboratório Ilha da Ciência transmitirá conjunção de Júpiter e Saturno

O fenômeno é um dos mais aguardados, pois ocorre aproximadamente a cada 20 anos, quando os planetas Terra, Saturno e Júpiter se alinham.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Em especial, no dia 21 de dezembro, será possível ver uma aproximação dos planetas Saturno e Júpiter que não ocorre há séculos, em que os dois planetas ficarão próximos de tal forma que parecerão formar um planeta duplo.
Em especial, no dia 21 de dezembro, será possível ver uma aproximação dos planetas Saturno e Júpiter que não ocorre há séculos, em que os dois planetas ficarão próximos de tal forma que parecerão formar um planeta duplo. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Na noite do próximo dia 21 de dezembro, o Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vai transmitir um dos maiores eventos astronômicos do ano: a grande conjunção dos planetas Saturno e Júpiter.

O fenômeno é um dos mais aguardados, pois ocorre aproximadamente a cada 20 anos, quando os planetas Terra, Saturno e Júpiter se alinham. Em especial, no dia 21 de dezembro, será possível ver uma aproximação dos planetas Saturno e Júpiter que não ocorre há séculos, em que os dois planetas ficarão próximos de tal forma que parecerão formar um planeta duplo.

A raridade do evento é devido ao tempo necessário para que as condições do alinhamento aconteçam. Estudos mostram que a última ocorrência desta conjunção há aproximadamente 397 anos, no entanto, o evento não foi visível aqui da Terra.

A conjunção consiste no alinhamento entre corpos celestes, que no caso da grande conjunção dos planetas Saturno e Júpiter, estarão a uma distância angular de aproximadamente um quinto do diâmetro da lua cheia, ou seja, se vistos a olho nu aqui da Terra, parecerão muito próximos.

No entanto, a observação direta, sem uso de equipamentos, envolve a perspectiva, que indica que por outro referencia a distância entre os dois gigantes gasosos do sistema solar é de aproximadamente 600 milhões de km .

Durante a noite, também será possível observar as quatro maiores luas de Júpiter: Io, Europa, Ganímedes e Calisto, desde que seja usado um telescópio. Toda a conjunção deve durar aproximadamente 1 hora.

O professor Antônio Oliveira, coordenador do Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência, ressalta que a perfeita observação depende de das condições climáticas do dia.

“Um céu limpo, sem chuva e nuvens vai proporcionar uma das melhores observações dos últimos tempos e tudo aponta para que seja um espetáculo astronômico. Estamos muito entusiasmados com a conjunção”, afirmou.

A transmissão vai ser feita na noite do dia 21 de dezembro, às 18h, direto do Forte de Santo Antônio da Barra, na Península, por meio das redes sociais do Ilha, no Instagram e Facebook @Ilhadacienciaufma.

O público que estiver presente no local também poderá apreciar a conjunção presencialmente, pois o Laboratório estará com equipamentos disponíveis para quem estiver interesse em acompanhar a observação da conjunção através de uma projeção, seguindo as recomendações de segurança e saúde.

Também serão distribuídos brinquedos educativos para crianças, além de haver o lançamento do livro Alfabeto e Temas Ecológicos: brincar e aprender com a natureza, dos autores Marla Cristiane Araujo Medeiros, Maria Arlete Araújo Medeiros, Maria Rosely Pinto Lima e Antonio José Silva Oliveira.

O livro será distribuído gratuitamente para as crianças presentes. Também haverá a apresentação da importância da ciência para o desenvolvimento da humanidade.

O evento é realizado pelo Laboratório Ilha da Ciência e da Academia Maranhense de Ciência (AMC) com o da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Maranhão (SBPC – MA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do Forte Santo Antônio da Barra, do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e go Governo do Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.