Covid-19

Em ação contra o governo federal, Maranhão busca no STF autorização para obter vacina da Covid-19

"Não temos ainda um calendário", afirma Flávio Dino sobre vacinação da Covid-19 no Maranhão.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Flávio Dino concedeu entrevista coletiva para falar sobre vacina da Covid-19.
Flávio Dino concedeu entrevista coletiva para falar sobre vacina da Covid-19. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Após criticar o plano nacional de vacinação contra a Covid-19, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou as ações do governo do Estado, durante coletiva nesta terça-feira (8), para obter uma vacina contra a Covid-19. Uma ação judicial do governo do Maranhão contra o governo federal busca autonomia na aquisição de vacina para a população do Estado.

O governo do Maranhão, conforme explicou Dino, ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para levar adiante as medidas para conseguir autorização para compra da vacina e a garantia do suporte financeiro pelo governo federal. A ação judicial é com base na lei 13.979/2020.

Providência apontadas pelo governo do Maranhão:

- Adquirir vacinas de São Paulo

- Adquirir vacinas em outros países, via OPAS

- Observar a experiência de outros países – Pfizer

- Plano Nacional de Imunização – acompanhar

- Ação judicial no Supremo Tribunal Federal (STF)

O governador iniciou a entrevista criticando o fim de um acordo que permitiria ao Brasil trabalhar com múltiplas vacinas. Segundo ele, este acordo firmado em outubro foi desautorizado e “até o momento não há no Brasil nenhuma vacina autorizada”, disse.

Tendo como ponto de partida os esforços do governo de São Paulo, que anunciou o plano de vacinação com a CoronaVac - produzida pelo Butantan - previsto para início no dia 25 de janeiro de 2021, o governador do Maranhão apontou as providências para também obter a vacina o mais breve.

Dino explicou que já conversou com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), em que acordou uma possível compra pelo Estado do Maranhão da vacina CoronaVac. “Precisamos que a Anvisa autorize a vacina em São Paulo e que possamos comprá-la ou que o governo federal evolua no seu plano”, afirmou.

Ele também não descarta a possibilidade de adquirir a vacina Pfizer com outros países. "Temos que buscar a multiplicidade de oferta de vários laboratórios dentro das disponibilidades existentes em âmbito internacional", destacou.

Questionado sobre o poder de aquisição dessas vacinas pelo Estado, Flávio Dino afirmou que há recursos reservados para aquisição em etapas e oferta da vacina por grupos, de acordo com as prioridades.

A taxa de contágio no Maranhão está em 1,04, colocando o Estado entre os cinco do país no patamar de estabilidade. Outros 17 Estados e o Distrito Federal apresentam alta, e quatro registram queda na transmissão da Covid-19.

Assista à coletiva completa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.