Prisões

Quatro suspeitos de furto de energia são presos no Maranhão

Operação foi realizada nos municípios de Imperatriz, Balsas, Governador Edison Lobão e Açailândia.

Angra Nascimento/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
A ação policial ocorreu entre os dias 9 e 14 de novembro.
A ação policial ocorreu entre os dias 9 e 14 de novembro. (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - A Polícia Civil prendeu quatro pessoas em flagrante e apreendeu oito transformadores de alta potência durante a “Operação Descontrole”, que visa combater laboratórios de hackers e eletricistas que atuam na região sul do Maranhão.

Eletricistas que manipulam medidores de energia elétrica também foram alvos da ação que ocorreu entre os dias 9 e 14 de novembro. O furto de energia estaria sendo feito por grandes fazendas de irrigação, manipulando o software de medidores de energia, realizando desvios de energia, a fim de diminuir os valores de consumo aferidos pelos aparelhos.

A ação foi realizada com o apoio operacional da distribuidora de energia elétrica, Equatorial Maranhão, realizado em duas etapas: a primeira na região de Balsas com foco em transformadores ligados clandestinamente e a segunda em Imperatriz, Governador Edison Lobão e Açailândia, com a finalidade de detectar medidores fraudados.

O furto de energia é uma ação criminosa e arriscada. A punição legal para essa ação criminosa está prevista no Artigo 155, do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode chegar até a 4 anos de prisão e pagamento de multa.

Além do mais, o furto de energia pode provocar choque elétrico que costuma ser fatal. O “gato” pode também provocar sobrecarga nos transformadores, podendo provocar falta de energia em outas áreas e ainda causar incêndios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.