Dimensão Engenharia

Antônio Barbosa reforça as medidas de prevenção ao câncer de próstata em evento da Dimensão Engenharia

Evento, em alusão ao Novembro Azul, foi realizado na manhã dessa sexta-feira (20), no canteiro de obras de um de seus empreendimentos, em São Luís.

Publipost / Grupo Dimensão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Antônio Barbosa de Alencar, presidente do Grupo Dimensão.
Antônio Barbosa de Alencar, presidente do Grupo Dimensão. (Foto: Natali Franco)

SÃO LUÍS – Novembro é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens no Brasil – atrás apenas do de pele não-melanoma. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020/2022, é que sejam diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata no país.

Como parte da programação da campanha Novembro Azul, a Dimensão Engenharia realizou, na manhã dessa sexta-feira (20), uma ação com os colaboradores, levando palestras e oferecendo exames para que os homens possam se conscientizar da importância da prevenção contra a doença.

A ação dessa sexta-feira (20) contou com presença de Antônio Barbosa de Alencar, presidente do Grupo Dimensão. Para ele, é muito importante que cada colaborador cuide da sua saúde, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida. Ainda segundo Barbosa, a iniciativa visa oferecer todas as facilidades para que os colaboradores possam prevenir o câncer de próstata. “Queremos também que eles saibam que são importantes para nós, para suas famílias e que, por isso, precisam cuidar da saúde. Dessa forma, queremos criar uma cultura de prevenção e cuidado”, afirma o presidente do Grupo Dimensão.

Além da diretoria do Grupo Dimensão, o evento contou, também, com a participação de Júlio César Costa dos Santos, que é Coordenador de ações comunitárias de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), que levou esclarecimentos quanto os principais sinais e sintomas, os fatores de riscos e as formas de prevenção.

A apresentação do espetáculo teatral "O Consultório", encenado pelo ator Josimael Caldas, da Unidade de Promoção da Saúde Sesi Araçagy, levou a conhecimento do público informações sobre a prevenção do câncer de próstata, significados e conceitos sobre o que é próstata, sua função, as doenças, os sintomas do câncer e os exames preventivos.

De acordo com Rogéria Sousa, analista de qualidade do Grupo Dimensão, o evento realizado nessa sexta-feira é de grande importância, por ser focado na sensibilização dos colaboradores quanto à prevenção das doenças masculinas. “Este mês, especialmente, focamos na prevenção ao câncer de próstata, mas, como foi falado no evento, existem outros tipos de câncer. O Maranhão é recordista em casos de câncer de pênis, por exemplo. Tudo isso foi passado para eles durante o evento de forma clara e objetiva”, explicou.

Ainda segundo Rogéria Sousa, a mensagem que o Grupo Dimensão quer passar é a de que homem também se cuida. “Os homens têm que mudar esse cenário de deixar a saúde em segundo plano, têm que acabar com o preconceito e se prevenir de verdade”, diz a analista de qualidade.

Orientação

Durante o evento, a Dimensão Engenharia ofereceu exames de sangue – com hemograma completo, glicemia, colesterol e PSA – a todos os colaboradores homens, com mais de 40 anos de idade. As coletas estão sendo feitas no próprio canteiro de obras, no caso do evento desta sexta-feira, por um profissional habilitado de um laboratório da capital maranhense. A avaliação e o atendimento individualizado ficam por conta de um médico especialista contratado pelo Grupo Dimensão.

Câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentem nenhum tipo de sintoma ou, quando apresentam, eles se assemelham aos do crescimento benigno da próstata. A próstata é uma glândula que o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela envolve a porção inicial da uretra e produz parte do sêmen.

O diagnóstico precoce do câncer de próstata é uma estratégia para encontrar o tumor ainda em fase inicial, possibilitando melhor chance de tratamento e cura.

Grupo Dimensão

O Grupo Dimensão tem 28 anos e reúne empresas nas áreas de construção civil (Dimensão Engenharia), infraestrutura e logística, indústria e distribuição de aço, indústria de PVC e prestação de serviços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.