Projeto

Tribunal de Justiça do Maranhão institui o Juízo 100% Digital

Segundo a portaria, o "Juízo 100% Digital" será adotado exclusivamente no processo judicial eletrônico (Sistema PJe).

Divulgação / TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Documento é baseado na Resolução CNJ nº 345.
Documento é baseado na Resolução CNJ nº 345. (Foto: divulgação / Ascom TJ-MA)

SÃO LUÍS - O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador Lourival Serejo, assinou a Portaria nº. 9632020, para instituir no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão, o “Juízo 100% Digital”, um dos projetos prioritários do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

Leia também:

Campanha do TJ-MA combate a violência doméstica em condomínios

Tribunal de Justiça do Maranhão comemora 207 anos de existência​

O documento, baseado na Resolução CNJ nº 345, considera que todos os gabinetes de desembargadores e unidades jurisdicionais do Poder Judiciário do Maranhão se encontram instrumentalizados para tramitarem processos pelo “Juízo 100% Digital”.

Segundo a Portaria, o “Juízo 100% Digital” será adotado exclusivamente no processo judicial eletrônico (Sistema PJe), de competência cível, incluídas as áreas de família e fazenda pública, que se pautará conforme a Resolução CNJ nº 345.

Sobre a adesão do TJ-MA no “Juízo 100% Digital”, o secretário-geral do CNJ, juiz Valter Shuenquener de Araújo, afirmou que “É um grande avanço que o Tribunal de Justiça do Maranhão dá, no sentido de maior celeridade da tramitação dos processos e da redução de despesas, de melhoria da prestação jurisdicional”.

Também participaram da assinatura da Portaria nº. 9632020, o juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Antonio Carlos Neves Tavares; o coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do CNJ, juiz Luís Geraldo Sant'Ana Lanfredi e o juiz do TJ-MA, Ferdinando Serejo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.