Eleições 2020

TRE-MA inicia geração de mídias com dados de candidatos das eleições 2020

Após gerados, os dados serão introduzidos nas urnas eletrônicas durante as audiências de carga e lacre dos equipamentos previstas para iniciarem no próximo dia 5 de novembro.

Divulgação / TRE-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Ambos os processos (geração de mídias e carga e lacre) ocorrem em todo o estado até o dia 11 de novembro.
Ambos os processos (geração de mídias e carga e lacre) ocorrem em todo o estado até o dia 11 de novembro. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Nesta terça-feira (3), o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) iniciou a geração das mídias com dados dos candidatos a prefeitos e vereadores, além de partidos, coligações, eleitores e programas oficiais das eleições 2020.

Os dados, após gerados, serão introduzidos nas urnas eletrônicas durante as audiências de carga e lacre dos equipamentos previstas para iniciarem no próximo dia 5 de novembro.

Ambos os processos (geração de mídias e carga e lacre) ocorrem em todo o estado até o dia 11 de novembro, sempre obedecendo às regras sanitárias de prevenção à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Na manhã desta terça (3), o presidente do TRE-MA, desembargador Tyrone Silva, esteve no Fórum Eleitoral de São Luís para acompanhar a abertura dos trabalhos de geração de mídias pelas 1ª, 2ª e 3ª zonas.

“É mais uma etapa importante do processo eleitoral. Estamos gravando os dados de candidatos e eleitores de cada seção para, a partir daí, serem inseridos nas urnas eletrônicas", ressaltou o presidente.

O secretário de Tecnologia da Informação, Gualter Lopes, explicou que a geração de mídias é a primeira etapa de preparação das urnas para as eleições. “Neste momento, são gerados os dados para os cartões de memórias com os dados oficiais da eleição, programas do TSE, dados referentes a candidatos, partidos, coligações e eleitores. Depois disso, esses cartões de memória serão inseridos na urna, transferindo esses programas para elas, deixando-as prontas para o dia da votação”.

Dados das eleições 2020 no MA

Nas eleições 2020, no Maranhão, trabalharão cerca de 47 mil mesários, em 14.041 seções eleitorais de 5.556 locais de votação, atendendo a um eleitorado apto a votar de 4 milhões 758 mil e 629 pessoas de 217 municípios, distribuído em 105 zonas eleitorais.

Em razão da pandemia causada pela Covid-19, servidores, mesários, colaboradores e eleitores deverão utilizar a máscara obrigatoriamente para ter acesso aos locais de votação e seção eleitoral, além de terem que usar álcool em gel ao entrar e sair da seção e, se possível, levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

O horário de votação será das 7h às 17h, com preferência das 7h às 10h para eleitores idosos e/ou grupos de riscos. Também está sendo recomendado que o eleitor consulte com antecedência, baixando o aplicativo e-título, sua seção eleitoral.

Dúvidas pelo número 0800 098 5000 (dias úteis, entre 8h e 18h).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.