Eleições 2020

TV Mirante decide não realizar debate do primeiro turno das eleições em São Luís

Decisão atende a uma orientação da TV Globo por causa da pandemia do novo coronavírus.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Debate do primeiro turno em São Luís estava marcado para o dia 12 de novembro.
Debate do primeiro turno em São Luís estava marcado para o dia 12 de novembro. (Reprodução)

SÃO LUÍS - A TV Mirante anunciou, em comunicado divulgado nesta sexta-feira (30), que o debate do primeiro turno entre os candidatos à Prefeitura de São Luís, marcado para o dia 12 de novembro, não será realizado, atendendo a uma orientação da TV Globo por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Em comunicado divulgado à TV Mirante e demais afiliadas pelo Brasil, a TV Globo recomenda que o debate só seja realizado caso haja acordo entre os partidos para que participem somente os quatro candidatos com melhor colocação na pesquisa eleitoral mais recente (Ibope ou DataFolha). Como não houve acordo em São Luís, a TV Mirante decidiu pelo cancelamento.

O Grupo Mirante reforça que tem dado ampla divulgação das eleições em todos os 217 municípios do Maranhão e respeita a decisão da TV Globo, que tem como objetivo garantir e preservar a saúde dos candidatos, dos profissionais envolvidos e dos jornalistas que participariam do debate em São Luís.

A TV Mirante revela ainda que, em caso de um eventual segundo turno em São Luís, será realizado um debate entre os candidatos. A transmissão será feita com todas as medidas de segurança necessárias contra o coronavírus e o mesmo padrão de qualidade das eleições anteriores. A emissora reforça que seguirá com sua cobertura diária, em todos os telejornais, sobre as eleições municipais, levando aos telespectadores informação com isonomia.

Confira o comunicado da TV Mirante:

"A TV Mirante, por orientação da Rede Globo, não realizará o tradicional debate entre candidatos que disputam, em primeiro turno, a Prefeitura de São Luís.

A decisão se estende a todas as afiliadas da Globo, como medida de segurança em relação aos riscos de contágio da Covid-19.

Ao longo dos meses de pandemia, a Globo e suas afiliadas têm agido com responsabilidade extrema em relação ao novo coronavírus, seja na cobertura jornalística e nos esclarecimentos frequentes à população, seja na adoção de medidas restritivas que envolvem todas as equipes de estúdio e de campo.

A decisão da Globo pela não realização do debate justifica-se pelo ainda elevado número de casos de infecção e óbito por Covid-19 em todo o país.

O Grupo Mirante, que tem dado ampla divulgação às eleições em todos os municípios do Maranhão, com uma cobertura histórica, respeita a decisão da Globo como forma de seguir os protocolos sanitários e de preservar a saúde dos candidatos e dos profissionais envolvidos no debate em São Luís.

Em caso de um eventual segundo turno na capital maranhense, os estúdios da TV Mirante estarão prontos para a realização de um debate com as devidas medidas de segurança e com o mesmo padrão de qualidade de eleições anteriores.

A TV Mirante seguirá com sua cobertura diária, em todos os telejornais, sobre as eleições municipais, levando aos telespectadores informação com isonomia e credibilidade".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.