Eleições 2020

Candidatos à prefeitura de São Luís discutem propostas em debate do Imirante e O Estado

Com cuidados redobrados por causa da pandemia da Covid-19, o debate contou com os sete candidatos com maior porcentagem na última pesquisa Escutec.

Adriano Soares e Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Debate entre candidatos a prefeito de São Luís foi realizado nos estúdios do Grupo Mirante.
Debate entre candidatos a prefeito de São Luís foi realizado nos estúdios do Grupo Mirante. (Paulo Pontes / Imirante.com)

SÃO LUÍS - O Imirante.com e O Estado realizaram, na noite desta terça-feira (20), nos estúdios do Grupo Mirante, um debate com os candidatos à Prefeitura de São Luís que tiveram maior intenção de votos na pesquisa Escutec, divulgada no dia 8 de outubro. Mediado pelo jornalista Clóvis Cabalau, o evento contou com sete postulantes ao cargo de prefeito: Eduardo Braide (Podemos), Duarte Júnior (Republicanos), Neto Evangelista (DEM), Bira do Pindaré (PSB), Rubens Júnior (PCdoB), Jeisael Marx (Rede) e Yglésio Moysés (Pros).

Assista: Reveja, na íntegra, o debate do Imirante e O Estado com os candidatos a prefeito de São Luís

Em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Grupo Mirante tomou uma série de cuidados para a realização do debate, com respeito ao distanciamento, testes rápidos e verificação da temperatura na chegada dos candidatos, uso de álcool em gel e higienização constante dos equipamentos. O estúdio e demais dependências da empresa também passaram por um processo de sanitização.

Leia também:

#debatemirante é assunto mais comentado no Twitter no Maranhão

Eduardo Braide valoriza realização de debate: "noite da democracia"

Neto Evangelista avalia como importante o debate com os candidatos a prefeito de São Luís

Duarte Júnior planeja São Luís com "prefeitura presente todos os dias"

No início do debate, os sete candidatos se apresentaram aos internautas que acompanharam a transmissão no Imirante.com, O Estado e no canal do Imirante no YouTube. Yglésio Moysés, Neto Evangelista e Duarte Júnior falaram de suas experiências como deputados estaduais, enquanto Eduardo Braide, Bira do Pindaré e Rubens Júnior destacaram seus mandatos de deputados federais. Jeisael Marx, por sua vez, se colocou como alternativa para uma gestão forte na prefeitura.

O primeiro bloco do debate contou com interações entre os candidatos após perguntas de jornalistas do Grupo Mirante. Neto Evangelista e Jeisael Marx discutiram ocupação do comércio, mobilidade e Plano Diretor da cidade, e Jeisael, na sequência, debateu infraestrutura com Rubens Júnior. O candidato do PCdoB falou sobre mobilidade urbana, calçadas e ciclovias com Yglésio Moysés, que, por sua vez, questionou Duarte Júnior sobre a volta as aulas pós-pandemia. Depois disso, Duarte trocou ideias sobre Terminais de Integração com Bira do Pindaré, que falou sobre postos de saúde em questionamento com Eduardo Braide. Por fim, Braide e Neto Evangelista falaram sobre desenvolvimento humano.

Saiba mais:

Bira do Pindaré destaca importância de debater propostas antes das Eleições

"Não vim para falar mal de ninguém", diz Rubens Jr sobre debate

Jeisael Marx promete gestão transformadora em São Luís, caso eleito

Yglésio: "Vamos trazer a verdade sobre os problemas de São Luís"

Na primeira parte do segundo bloco, com rodada de perguntas com tema livre, Bira do Pindaré questionou Eduardo Braide sobre o concurso público da Caema e lamentou a poluição nas praias de São Luís. Posteriormente, Braide perguntou a Neto Evangelista sobre propostas para a zona rural de São Luís. Na sequência, Neto e Duarte Júnior trocaram acusações ao falar de corrupção e transparência. Duarte, em seguida, convocou Bira do Pindaré para responder a uma pergunta sobre combate a pobreza, com foco em educação e zona rural. Depois disso, Yglésio Moysés e Rubens Júnior falaram da disputa entre táxis e motoristas de aplicativo, com uma crítica do candidato do Pros a Rubens por mudar de assunto no meio do questionamento. O candidato do PCdoB, por sua vez, debateu a questão dos programas habitacionais com Jeisael Marx, que, na sequência, convocou Yglésio para falar sobre participação popular na gestão da prefeitura.

A segunda rodada de perguntas livres entre os participantes do debate começou com uma pergunta de Neto Evangelista a Bira do Pindaré sobre segurança pública, com os dois candidatos concordando sobre a importância do fortalecimento da Guarda Municipal. Bira, em seguida, quis saber de Duarte Junior como funciona a proposta de pagamento de consultas na rede particular para quem está na fila de espera. Na sequência, Duarte fez uma pergunta sobre vida pública para Eduardo Braide, e os dois candidatos trocaram acusações sobre uso de dinheiro público e emendas. Após a discussão com o candidato do Republicanos, Braide fez uma pergunta a Yglésio sobre segurança pública, e Yglésio, por sua vez, indagou Neto Evangelista sobre atenção básica em saúde. Encerrando o bloco, Jeisael Marx e Rubens Junior falaram de suas propostas para segurança alimentar, trabalho, emprego e renda.

O terceiro bloco do debate foi o momento em que os 10 candidatos a prefeitura de São Luís responderam a perguntas enviadas pelos eleitores, com tema livre.

Cada candidato respondeu a duas perguntas, com tempo de dois minutos. O primeiro candidato a responder foi Duarte Jr. Em sua fala, o candidato, do Republicamos, prometeu construir um hospital para os servidores públicos na capital maranhense. “Saúde é nossa prioridade. Vamos fazer o SUS funcionar para todos”, disse Duarte.

Logo após, o candidato Eduardo Braide, do Podemos, também foi questionado e respondeu sobre a questão da situação dos hospitais públicos de São Luís. O candidato, afirmou que, além de implantar as clínicas da família e os centros de especialidades médicas, vai fazer parcerias com a Santa Casa, Apae, Hospital Aldenora Bello e Maternidade Maria do Amparo.

Em seguida, quem respondeu a pergunta de eleitores foi o candidato Neto Evangelista, do DEM, que foi questionado sobre a questão da agricultura familiar. O candidato disse não haver em São Luís uma política pública de fortalecimento dessa agricultura familiar, e que, caso seja eleito, vai dar assistência técnica e matéria-prima para que se tenha uma produtividade adequada para posterior compra.

Posteriormente, Rubens Jr, do PCdoB, foi questionado sobre qual proposta para criação de mais empregos na capital maranhense, o candidato disse que vai criar um programa de microcrédito para que os micro e pequenos empreendedores consigam empréstimos que serão custeados pela Prefeitura de São Luís.

Seguindo as respostas aos questionamentos dos eleitores, o candidato Jeisael Marx, da Rede, foi questionado sobre as políticas públicas para as pessoas com deficiência em São Luís. O candidato informou que em seu plano de governo, qualquer nova obra na capital maranhense deverá ter a participação dessas pessoas com deficiência, assim como de engenheiros especialistas na questão da acessibilidade para que, segundo Jeisael, essas pessoas sejam tratadas com dignidade.

Logo depois, o candidato Yglésio Moysés, do Pros, foi perguntado sobre como melhorar a saúde pública em São Luís, caso seja eleito, levando em consideração a superlotação dos hospitais da capital maranhense. O candidato respondeu que vai melhorar o atendimento aos pacientes, que proporcionará mais consultas para dar mais conforto às pessoas.

O candidato Bira do Pindaré, do PSB, foi questionado sobre a poluição das praias da capital maranhense e suas propostas para essa questão. Bira informou que como prefeito, terá o dever de fiscalizar e exigir que a concessionária de serviço cumpra com sua obrigação e garanta água na torneira e um tratamento de esgoto.

Considerações finais

O quarto e último bloco foi marcado pelas considerações finais dos candidatos. Cada um teve dois minutos para deixar sua mensagem final aos eleitores da capital maranhense. O primeiro turno das eleições municipais ocorre no dia 15 de novembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.