Meio ambiente

Tartaruga é achada morta na praia do Calhau, em São Luís

Animal foi enterrado na areia, com o objetivo de evitar a proliferação de mau cheiro e a decomposição a céu aberto.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Tartaruga foi achada por freqquentadores da praia.
Tartaruga foi achada por freqquentadores da praia. (Foto: Lucas Vianna)

SÃO LUÍS - Uma tartaruga foi achada morta, na manhã desta sexta-feira (16), na faixa de areia da praia do Calhau, em São Luís. O animal foi achado por frequentadores do local.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) que o Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar) entrou em contato com o Projeto Quelônios Aquáticos do Maranhão (Queamar), para a remoção do corpo do animal.

O projeto, que conta com alunos de graduação, pós-graduação e docentes de Oceanografia e de Biologia de diversos Institutos e Universidades, desenvolve estudos na Zona Costeira e Continental do estado e destinaria a carcaça da tartaruga para realização de pesquisas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, como não houve disponibilidade do projeto em realizar a retirada da carcaça do animal do local, a mesma foi enterrada, com o objetivo de evitar a proliferação de mau cheiro e a decomposição a céu aberto. As informações sobre o local foram enviadas ao Projeto Queamar para que, tão logo seja possível, faça a retirada do corpo.

Orientações

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) informa que em caso de encalhe de animais, vivos ou mortos, o procedimento a ser seguido é:

- Em hipótese alguma interagir com o animal;

- Ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros Militar, Batalhão de Polícia Ambiental e os órgãos ambientais estadual e municipal para acompanhamento;

- Informe o local do encalhe/enredamento e outras informações úteis aos órgãos competentes;

- Registre o ocorrido com fotografias do animal, possibilitando a identificação da espécie e documentação do caso, para que possa ser avaliado;

A população pode colaborar apresentando denúncias, por meio da Ouvidoria Eletrônica da SEMA (3194-8911) ou pelo Sistema de Ouvidorias Eletrônica do Poder Executivo Estadual E-Ouv (www.ouvidorias.ma.gov.br), BBmar (193) e Batalhão de Polícia Ambiental (98) 2916-8486, encaminhando o máximo de detalhes para a apuração pelos órgãos competentes e responsabilização dos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.