Aglomerações

Imagens mostram aglomerações em parque aquático na Ilha

Câmeras registram muitas pessoas desrespeitando as regras de distanciamento no Valparaíso.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06

PAÇO DO LUMIAR – Imagens gravadas nesse domingo (11) mostram aglomerações no parque aquático Valparaíso, na Região Metropolitana de São Luís.

Leia mais:

Maranhão registra 3.869 mortes e 178.765 casos confirmados do novo coronavírus

Câmeras registram muitas pessoas desrespeitando as regras de distanciamento, que fazem parte de um conjunto de protocolos sanitários para conter a pandemia do novo coronavírus. Também foi observado que muitas pessoas não usavam máscaras.

Veja aqui a matéria da TV Mirante

O Valparaíso se manifestou por meio de nota. “Recebemos no dia 11 deste mês um público de 2.850 pessoas ao longo de todo o dia de forma simultânea, o que significa que ficamos muito abaixo da nossa capacidade de lotação e do que o próprio decreto estadual nos permitiria”, diz um trecho. Leia a nota na íntegra:

Em atenção à solicitação da TV Mirante acerca de possível aglomeração nas dependências do Valparaiso Acqua Park no dia 11 deste mês, e em respeito à sociedade, esclarecemos o seguinte:
1. Nossos espaços de piscinas e outras áreas de lazer são superiores a 80.000 m2, o que autorizaria a presença de um público de até 20.000 pessoas, se considerássemos o que determina decreto estadual que limita o número de 1 pessoa a cada 4 metros quadrados. Apesar disso, limitamos nossas operações a 3.500 pessoas simultaneamente no complexo durante este momento.
2. Recebemos no dia 11 deste mês um público de 2.850 pessoas ao longo de todo o dia de forma simultânea, o que significa que ficamos muito abaixo da nossa capacidade de lotação e do que o próprio decreto estadual nos permitiria;
3. Seguimos todos os protocolos das autoridades sanitárias locais para assegurar segurança aos nossos clientes;
4. Seguimos, também, os protocolos específicos do SINDEPAT - Sistema Integrado de Parques Aquáticos e Temáticos, do qual somos associados, e que abarcam protocolos internacionais de parques temáticos do Brasil e de outros países, além daqueles determinados pelo Ministério do Turismo;
5. Diante desses protocolos, todos os nossos ambientes estão preparados para o recebimento de público com os distanciamentos devidos;
6. Para zelar pelo cumprimento das regras sanitárias, possuímos 32 bombeiros civis e guarda-vidas que fazem os procedimentos necessários na Portaria e nas dependências do Parque, além de cuidarem da segurança dos que frequentam as nossas piscinas;
7. Segundo nossos profissionais do sistema de Segurança e manutenção, não houve em momento algum a lotação das piscinas Acquarena e Piscina de Onda, ambientes mostrados nos vídeos que nos foram encaminhados. Inclusive, conforme vídeo por nós encaminhado à reportagem, fica evidente que o número de pessoas está condizente com a normalidade.
De qualquer modo, com o propósito de contribuir com a segurança sanitária no Estado, continuaremos com nossos esforços para evitar aglomerações em nossos espaços.
Lembramos que as piscinas, por terem tratamento com cloro ativo, são de baixo risco para a contaminação por COVID-19, segundo pesquisas e estudos internacionais e segundo o órgão americano Centro de Controle e Prevenção de Doenças - CDC,
Órgão norte-americano, que divulgou estudo a respeito.
Finalmente, registramos que as imagens que nos foram apresentadas mostram os efeitos de zoom, o que distorce naturalmente a realidade dos locais filmados, criando perspectiva de lotação acima do que realmente ocorreu.
Registramos estar sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos que se tornarem necessários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.