Apuração

Auditores fiscais do Trabalho iniciam análise do acidente no Mix Mateus em São Luís

Os auditores são da Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão, órgão vinculado ao Ministério da Economia. Segundo o Ministério, a inspeção no supermercado deve ocorrer ainda nesta semana.

Imirante.com, com informações do Ministério da Economia

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Ao término da análise do acidente, os auditores fiscais do Trabalho elaboram o relatório de fiscalização, além de lavrar autos de infração decorrentes de possíveis irregularidades relacionadas ao evento.
Ao término da análise do acidente, os auditores fiscais do Trabalho elaboram o relatório de fiscalização, além de lavrar autos de infração decorrentes de possíveis irregularidades relacionadas ao evento. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Auditores fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão, órgão vinculado ao Ministério da Economia, iniciaram a análise do acidente de trabalho, que aconteceu na noite da última sexta-feira (2), dentro do Mix Mateus Atacarejo da Curva do 90, no bairro Vinhais, em São Luís.

Vídeo mostra prateleira instável dias antes de desabamento em supermercado

Jovem morta durante desabamento em supermercado é enterrada em São Luís

Ator Nelson Freitas lamenta desabamento em supermercado de São Luís

Corpo de Bombeiros afirma que desabaram, ao todo, cinco prateleiras do supermercado

Cinco prateleiras desabaram durante o funcionamento da loja, deixando uma funcionária do supermercado morta e oito pessoas feridas.

Na última segunda (5), a equipe designada para a investigação das causas que contribuíram para o acidente esteve reunida com representantes da empresa, entre eles os gerentes de Recursos Humanos e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Na ocasião, foi entregue uma notificação para apresentação de documentos, que serão analisados pelos auditores fiscais do Trabalho. A inspeção no supermercado deve ocorrer ainda nesta semana.

Fiscalização de Acidentes

Segundo o Ministério da Economia, a análise de acidentes de trabalho fatais é tratada como prioridade pela Inspeção do Trabalho, por consistir em importante ferramenta para o conhecimento dos riscos associados com as atividades laborais e para a identificação de medidas que tornem o ambiente de trabalho mais seguro, auxiliando na prevenção de novos eventos.

Durante a análise, a equipe de fiscalização investiga a existência de irregularidades e infrações relativas às Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho (NRs) e a influência de possíveis infrações relacionadas à jornada de trabalho e aos períodos de descanso garantidos pela legislação; além de entrevistar os trabalhadores e outras pessoas direta ou indiretamente envolvidas, para a apuração dos fatos.

A equipe busca, ainda, identificar as medidas de prevenção que poderiam ter evitado o evento indesejado, bem como as medidas de proteção que poderiam ter reduzido as consequências.

O prazo da fiscalização de acidente de trabalho depende de diversos fatores como a gravidade do acidente; a necessidade de levantamento de informações e provas com outros órgãos, como por exemplo, a perícia da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros; a quantidade de trabalhadores envolvidos; e a verificação de responsabilidades.

Ao término da análise do acidente, os auditores fiscais do Trabalho elaboram o relatório de fiscalização, além de lavrar autos de infração decorrentes de possíveis irregularidades relacionadas ao evento.

O acidente

Na noite da última sexta-feira (2), cinco prateleiras do supermercado Mix Mateus Atacarejo, localizado na curva do 90, no bairro Vinhais, em São Luís, desabaram e fizeram nove vítimas.

Oito pessoas sofreram ferimentos leves e a jovem identificada como Elane de Oliveira Rodrigues, de 21 anos, que trabalhava no supermercado, não resistiu e morreu após o acidente.

Inquéritos

A promotora de Defesa do Consumidor Lítia Cavalcante informou, na segunda-feira (5), que o acidente pode ter ocorrido por “negligência ou imprudência”. Segundo a promotora, houve uma falha de segurança durante o processo de transferência da prateleira.

Segundo Lítia, o Ministério Público do Maranhão vai instaurar um inquérito civil e vai acompanhar o inquérito da Polícia Civil, que já está em andamento.

O objetivo é apontar os culpados pelo acidente. Ainda não há previsão para a divulgação do laudo do Instituto de Criminalística (ICRIM).

O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) também afirmou que iria instaurar um inquérito para apurar as causas do acidente no supermercado Mix Mateus Atacarejo.

"O órgão ministerial ressalta que envidará esforços para que ocorra o cumprimento rigoroso das normas de saúde e segurança de trabalho a fim de evitar novos acidentes", diz a nota do MPT-MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.