Colorindo a cidade

Conheça Denise: a aposentada que já plantou mais de 3 mil Ipês nas ruas de São Luís

Os ipês foram plantados por ela ao longo de oito anos, com a ajuda de amigos e conhecidos.

Imirante.com, com informações do G1/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Os Ipês são árvores de grande porte, adaptadas ao calor e sol pleno.
Os Ipês são árvores de grande porte, adaptadas ao calor e sol pleno. (Foto: arquivo pessoal)

SÃO LUÍS - Há oito anos, a aposentada Denise Albuquerque, de 84 anos, começou a plantar ipês pela cidade de São Luís, inspirada em um histórico telegrama do escritor maranhense Sousândrade, que dizia: “No Maranhão, Pau d’Arcos em flor, saúdam a República”.

Denise conta que quando chegou a São Luís, ela procurou pelos Pau d’Arcos, também chamados de Ipês, mas não os encontrou. Foi então que resolveu plantá-los, com a intenção de deixar a região da cidade mais florida e colorida.

“A ideia surgiu quando cheguei para morar em São Luís, achei a cidade linda, mas muito parecida com um deserto, nada plantado, não havia jardins públicos e foi me dando uma vontade de arborizar essa cidade, de torná-la mais bonita”, disse a aposentada.

Os Ipês são árvores de grande porte, adaptadas ao calor e sol pleno. São conhecidos pela beleza e ampla distribuição em todas as regiões do Brasil. No nordeste, eles quebram o clima provocado por um período de calor intenso e pouca chuva.

Ao todo, a aposentada Denise já plantou cerca de três mil ipês. E para isso, ela contou com a ajuda especial de amigos e conhecidos.“Os biomas brasileiros estão todos morrendo, então é preciso que cada um faça a sua parte, se eu fizer a minha, se você fizer a sua, se o outro fizer a dele, as coisas melhoram”, pontua a idosa,

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.