Em São Luís

Agência do INSS continua sem previsão para retomada das perícias médicas

Entre seis agências da Grande Ilha de São Luís, apenas uma está funcionando.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Beneficiários ficam na porta da agência do INSS na capital maranhense.
Beneficiários ficam na porta da agência do INSS na capital maranhense. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (21), poucos beneficiários compareceram a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) localizado no Parque do Bom Menino, no bairro Centro, em São Luís, por causa de falta da indefinição da realização das perícias médica.

Entre as seis agências da Região Metropolitana da capital, que foram autorizadas a reabrir após seis meses fechadas devido a pandemia de Covid-19, apenas uma está funcionando.

Houve muita frustação por parte de dezenas dos beneficiários que compareceram ao local. Segundo o INSS, a realização e o agendamento de perícias seguem suspensos na capital e o atendimento na agência segue apenas administrativo.

Segundo Cayus Oliveira, gerente executivo do INSS, a previsão é que os agendamentos para perícias médicas sejam retomados ainda esta semana.

"Em relação as perícias médicas, a previsão que temos é da reabertura da agenda, ainda esta semana, para que retorne o funcionamento da perícia médica na agência do Bom Menino", disse.

A agência deve passar por uma inspeção por representantes da Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP), na tarde desta segunda, para que os peritos avaliem as condições sanitárias e a possibilidade do retorno as atividades.

Longa espera

O arrumador Osmar Dias Martins foi um dos beneficiários que buscou atendimento na agência do Parque do Bom Menino. Ele está afastado do trabalho há mais de dois anos e a perícia estava marcada para o mês de junho.

De acordo com Osmar Dias, ele chegou a receber apenas uma parcela do benefício no valor de um salário mínimo, de forma antecipada, apesar de ter direito a receber mais.

"Disseram que quando fosse voltar o INSS, era para fazer uma perícia que eles iam ressarcir os [valores] que ficaram para trás. Tenho esperança em fazer a perícia, deles olharem meu documento e ver minha data, porque a gente liga pro atendimento e eles dizem que tá tudo cheio. Então se tá tudo cheio é sinal que a minha perícia continua valendo a data que tá no papel", disse Osmar Dias.

Impasse

Desde a semana passada, o INSS vem retornando as atividades de forma gradual. Entretanto, a ANMP decidiu manter a suspensão em praticamente todas as agências do país, por conta do risco de contaminação do novo coronavíurs (Covid-19).

O INSS publicou uma convocação para que os médicos voltassem ao trabalho nas 111 agências consideradas adequadas, sob pena de desconto na remuneração – convocação que a associação de médicos afirmou que seria ignorada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.