Grãos

Segunda fase do Tegram é inaugurada no Porto do Itaqui

O porto, hoje, é responsável por aproximadamente 16 mil empregos no Maranhão.

Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).
Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Foi lançada, na manhã desta quarta-feira (2), a segunda fase do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). O evento foi realizado por meio de entrevista coletiva com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, e do diretor do Consórcio Tegram, Marcos Pepe Bertoni.

De acordo com Flávio Dino, o Tegram é um sonho antigo, não só dos produtores maranhenses, mas dos estados vizinhos, e é avaliado pelo governador como sendo um projeto bem-sucedido. “Isso significa que os produtores do nosso Estado e da área de influência do porto do Itaqui terão mais essa oportunidade, e significa, também, a abertura de caminhos para outras empresas e para os nossos trabalhadores”, pontuou Dino.

Para Ted Lago, a inauguração do Tegram 2 é um marco na história do Porto do Itaqui, localizado em São Luís. A primeira fase do terminal foi inaugurada em 2015. “Passamos para um novo patamar de movimentação de cargas. Isso dá mais segurança aos investidores e também aos produtores da nossa região”, garante o presidente do Porto do Itaqui.

O Porto do Itaqui, hoje, é responsável por aproximadamente 16 mil empregos no Maranhão. Além disso, o porto se integra a uma rede logística poderosa, multimodal, com grande destaque à conexão ferroviária que se fortalecerá com construção, pelo setor privado, nos próximos anos, da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico). Essa ferrovia permitirá que parte da carga oriunda da grande produção de alimentos do estado do Mato Grosso se vincule ao Porto do Itaqui, de modo que a segunda fase do Tegram reforça essas virtudes do porto. "O Porto do Itaqui tem, a partir de hoje, garantida a trajetória de crescimento até 2030", diz Flávio Dino.

De acordo com Marcos Pepe Bertoni, o valor investido no Tegram 2 foi superior à R$ 230 milhões. A expectativa de exportação é de que se chegue aos 15 milhões de tonelada de soja e milho nos próximos cinco anos. Ainda segundo o diretor do Consórcio Tegram, a divisão entre soja e milho ela vai acontecendo mediante o mercado.

O primeiro navio a operar no Berço 100, o Tegram 2, é o Grace One. Segundo os agentes do navio, a embarcação deve estar atracada às 15h30 e o início da operação deve acontecer por volta das 16h30 desta quarta-feira (2).

Além de um berço de atracação, a infraestrutura abrange quatro armazéns com capacidade estática de 500 mil toneladas de grãos (125 mil por armazém), um shiploader (equipamento que transfere a carga para os navios), moegas rodoviárias e moega ferroviária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.