Combate à Covid-19

OPAS/OMS visita rede municipal de saúde de São Luís para troca de experiências

Objetivo foi trocar experiências sobre o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e conferir dados e informações sobre plano de contingência.

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Membros da Organização Pan-Americana de Saúde foram recebidos pela secretária da Semus, Natália Mandarino, com quem se reuniram pela manhã.
Membros da Organização Pan-Americana de Saúde foram recebidos pela secretária da Semus, Natália Mandarino, com quem se reuniram pela manhã. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Uma missão de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), ligada á Organização Mundial da Saúde (OMS), veio a São Luís para troca de experiências sobre o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), conferir dados e informações sobre plano de contingência, além de visitar unidades de saúde diretamente ligadas ao enfrentamento da doença.

Pela manhã a reunião ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Centro, onde as ações da Prefeitura de São Luís foram explanadas pela diretoria e por técnicos da pasta. À tarde, ocorreu a visitação nas unidades.

"A Prefeitura de São Luís tem realizado o enfrentamento à pandemia com muita responsabilidade. Desde as primeiras notificações, a Semus, por orientação do prefeito Edivaldo, trabalhou no plano de ação, conjuntamente com o Estado, capacitando as nossas equipes, nossas unidades de saúde. E, hoje, nós estamos indo um pouco além, pois já iniciamos os trabalhos pós-Covid, isto é, estamos em busca dos pacientes que foram acometidos pela doença e que sofreram algum tipo de sequela, para trazê-los para o sistema de saúde para reabilitação, se for preciso, enfim, para atender as necessidades de tratamento destes pacientes", ressaltou a secretária Natália Mandarino, titular da Semus.

Segundo dados do portal da Prefeitura de São Luís, que é atualizado constantemente, até o dia 20 de agosto, haviam sido confirmados 17.865 casos de Covid-19 na capital, com 1.191 óbitos (taxa de 6,67%). Além de São Luís, a missão da OPAS vai conferir o andamento do combate à Covid-19 em São José de Ribamar, Pinheiro e Santa Inês. Dados em âmbito estadual já foram obtidos junto à Secretaria de Estado da Saúde.

"Nós estamos visitando São Luís e outros municípios do Maranhão, como parte de uma série de atividades que a OPAS está realizando em todo o país, para facilitar a troca de experiências de profissionais em diversas áreas de atuação na resposta ao Covid-19, sejam elas a vigilância, assistência e comunicação. Por isto, estamos trazendo profissionais de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, para que possamos revisar as atuações de combate à pandemia e conferir boas práticas, lições aprendidas no que foi feito até agora em termos de enfrentamento à pandemia. Os dados de São Luís têm sido divulgados de forma transparente. Lembrando que a pandemia ainda não acabou, portanto precisamos tomar as medidas necessárias à nossa proteção e de nossos amigos e nossa família", destacou a coordenadora da Unidade Técnica de Prevenção, Vigilância e Resposta a Emergência da OPAS, Maria Almiron.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.