Dicas

Saiba como organizar as finanças com mudança comportamental e planejamento financeiro

Segundo especialistas, primeiro passo para sair do endividamento é tomar consciência do valor total do débito.

Divulgação / assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Durante a pandemia do novo coronavírus muitas pessoas precisaram saber organizar suas finanças e se planejar financeiramente.
Durante a pandemia do novo coronavírus muitas pessoas precisaram saber organizar suas finanças e se planejar financeiramente. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Muitos brasileiros sentiram os impactos no seu orçamento familiar, devido às consequências da pandemia do novo coronavírus, e são fundamentais orientações para lidar melhor com esses resultados negativos na vida financeira e superar este momento de crise. Risco de perder emprego ou parte da renda foi parte do efeito na atividade econômica, segundo estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo, ou até mesmo, perda total do salário, chegando a 23% dos pesquisados, no levantamento recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Identificar dívidas

O primeiro passo para sair do endividamento é tomar consciência do valor total do débito, com multas e juros, para identificar por qual delas pode começar a pagar, quando oportuno, e tentar negociar e ir eliminando os que têm juros mais altos, como cartão de credito e cheque especial. Essas foram as recomendações iniciais da educadora financeira - credenciada pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin)- palestrante e contadora, Núbia Sousa, conselheira fiscal da Associação Comercial do Maranhão e que atua como consultora financeira pelo Sebrae.

Mudança comportamental

O desemprego, redução da renda ou mesmo perda de fontes geradoras do sustento, a partir das consequências da pandemia da Covid 19, apontam para a necessidade da mudança de comportamento para que ocorra um planejamento financeiro, com previsão de uma reserva mínima em momentos de necessidade, de acordo com a educadora financeira. Outro ponto crucial para a saúde financeira do indivíduo é adotar comportamento saudáveis de hábitos financeiros – sem perder qualidade de vida, com privações ou endividamento. “Isso pode ser evitado, se a pessoa buscar informações e orientações de como melhor conduzir suas finanças, envolvendo propósitos e objetivos que os motive. O seu resultado tem uma tendência direta com o equilíbrio das finanças, pois nessa relação com números, todo comportamento mal aplicado poderá, sem dúvidas, comprometer o orçamento”, alerta a especialista que irá realizar curso on-line de finanças pessoais, nos dias, 25 e 27 de agosto, e 1º e 3 de setembro.

Com a consultoria financeira, a empresária Sabrina Costa mudou seu comportamento e passou a organizar-se financeiramente. "Finalmente, consegui fazer meu planejamento, inclusive já poupando para começar a investir. Algo que nunca era possível, devido à minha desorganização financeira", revela.

Já Fabiano Lima, autônomo, conseguia pagar suas contas, mas nunca sobrava, quando resolveu procurar ajuda. "Em uma situação de emergência, como houve recentemente, quase passei necessidade e isso me deixou assustado. Por isso, resolvi entender e buscar me organizar melhor quanto a dinheiro. Aprendi que orçamento sempre podemos ajustar um pouco mais, e em alguns momentos, mudar o estilo de vida e abrir mão, temporariamente de algumas coisas em razão de outras", frisou.

A partir de hábitos saudáveis financeiros, com auxílio de ferramentas de controle - alguns dos temas a serem tratados na capacitação – ou mesmo obtenção de novas fontes de renda - é possível chegar ao ponto de realizar investimentos, depois de alcançar saldo positivo no seu orçamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.