Crime ambiental

Operação do MP-MA apreende sete veículos na Praia do Meio

Segundo informações do MP-MA, os proprietários dos veículos foram presos em flagrante e liberados após o pagamento de fiança de R$ 5 mil.

Imirante.com, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
A operação foi realizada nesse domingo (16) nas praias do Olho D’Água, Meio e Araçagi. Foto; Divulgação / MP-MA.
A operação foi realizada nesse domingo (16) nas praias do Olho D’Água, Meio e Araçagi. Foto; Divulgação / MP-MA.

SÃO LUÍS - Nesse domingo (16) uma operação coordenada pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) apreendeu sete veículos por estarem provocando poluição sonora. A Operação Harpócrates, que significa Deus do silêncio na mitologia grega, foi realizada nas praias do Olho D’Água, Meio e Araçagi, nos limites de São Luís e do município de São José de Ribamar.

Leia também:

Faixa de areia da Praia do Meio amanhece cheia de lixo

População ignora recomendação e lota Praia do Meio nesse domingo

Segundo informações do MP-MA, os proprietários dos veículos foram presos em flagrante e liberados após o pagamento de fiança de R$ 5 mil. Ainda de acordo com o MP, todos vão responder processo pelos crimes cometidos. Devido à poluição sonora, que é crime ambiental, os donos foram ainda multados.

Os veículos foram liberados posteriormente, mas os equipamentos de som permanecem custodiados no Ministério Público do Maranhão (MP-MA). Na ocasião, um homem foi preso por desacato a agente público. A Operação Harpócrates teve início às 16h e foi encerrada às 3h da madrugada da segunda-feira (17).

 Devido à poluição sonora, que é crime ambiental, os donos foram ainda multados. Foto: Divulgação / MP-MA
Devido à poluição sonora, que é crime ambiental, os donos foram ainda multados. Foto: Divulgação / MP-MA

Além de membros do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), a operação contou com mais de 80 agentes públicos das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais de Trânsito e Transporte (de São Luís e de São José de Ribamar) e Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim).

Pelo MP-MA, participaram da operação os promotores de justiça Cláudio Guimarães (Controle externo da Atividade Policial) e Fernando Barreto (Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural).

Outra finalidade da operação

O Minitério Público do Maranhão (MP-MA) informou que a Operação Harpócrates também teve a finalidade de combater o tráfico de drogas e a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos nas praias.

“O nosso objetivo foi coibir poluição sonora automotiva, o tráfego irregular de veículos no litoral da ilha e outras atividades ilegais relacionadas a estes crimes”, disse o promotor de Justiça Cláudio Guimarães.

O MP informa, ainda, que a operação vai continuar por tempo indeterminado, onde houver a incidência de crimes e irregularidades na orla dos municípios que formam a ilha de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.