Volta às aulas

Nova consulta com a comunidade escolar da rede estadual será realizada neste mês

Até o momento, rede estadual de ensino segue sem previsão da retomada das atividades presenciais.
Imirante.com07/08/2020 às 11h22
Nova consulta com a comunidade escolar da rede estadual será realizada neste mês1593766882-921152279.JPG (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Em entrevista coletiva, realizada na manhã desta sexta-feira (7), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), fez um panorama da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e anunciou novas medidas, principalmente em relação a área da educação.

Mais uma vez, o governador se solidarizou com familiares e amigos das vítimas da Covid-19, em especial aos maranhenses, e ressaltou a importância do cumprimento das medidas sanitárias indispensáveis no combate ao novo coronavírus.

Sobre o inquérito sorológico que está em andamento, o governador falou que, por meio dele, será possível prognosticar, segundo métodos científicos aproximadamente quantas pessoas tiveram contato ou foram acometidas com o vírus e que tiveram sintomas muito leves ou foram assintomáticos “Com isso, nós vamos ter mais ou menos uma dimensão da chamada ‘imunidade coletiva’ e poder, também, definir novas medidas”, disse.

Taxa de ocupação de leitos

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, atualmente, segue em queda a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por pacientes com a Covid-19.

Na Grande Ilha, formada por São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 está em 42,76%, isso significa que dos 152 leitos existentes, 65 estão ocupados e 87 livres.

Em Imperatriz, segundo relatório da SES, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 61,11%, ou seja, dos 54 leitos existentes, 33 estão ocupados e 61 livres.

Nas demais regiões do Estado, a taxa é de 32,56%, isso representa 145 leitos livres dos 215 existentes.

Durante as últimas semanas, leitos até então exclusivos para atendimento de pacientes com a Covid-19 voltaram a receber pacientes com outras doenças.

Educação

De acordo com o governador Flávio Dino, um cronograma da rede estadual de educação foi elaborado. Entretanto, ainda não há uma previsão para a retomada presencial das aulas. Dino ainda informou que uma nova consulta com a comunidade escolar será realizada na última semana de agosto. Veja como ficou:

03/08 – Reunião técnica das Unidades Regionais de Ensino (Ures) com gestores escolares

04 a 7/08 – Reunião com pais, mães, responsáveis e estudantes

10/08 – Retorno às atividades pedagógicas (não presenciais) em todas as escolas e séries da rede estadual de ensino

10 a 21/08 – Avaliação diagnóstica interna, por componente curricular

8 a 13/09 – Avaliação diagnóstica externa e online (Língua Portuguesa e Matemática) - Semana/Caed

Coronavírus no Maranhão

Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado pela SES na noite nessa quinta-feira (6), o Maranhão tem 127.065 casos confirmados e 3.120 mortes pelo novo coronavírus. Ainda de acordo com a SES, A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão teve mais um dia de queda e está em 2,45%.

O boletim da SES revelou, também, que 116.180 pessoas estão curadas do novo coronavírus no Maranhão. Segundo a SES, 1.437 pacientes se recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas no Estado e receberam alta, atendendo a uma orientação do Ministério da Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.