Assessoria financeira

Profissional liberal: como manter as finanças equilibradas em meio à instabilidade

Confira as orientações de quem entende do assunto; organização financeira e investimentos adequados são alternativas inteligentes para o segmento.

Publipost

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Planejamento financeiro é imprescindível para a saúde financeira de quem trabalha de forma independente, afirma Nazareno Lima, CEO da Alphaways.
Planejamento financeiro é imprescindível para a saúde financeira de quem trabalha de forma independente, afirma Nazareno Lima, CEO da Alphaways. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Trabalhar por conta própria é o desejo de muitos brasileiros devido às diversas vantagens que a metodologia oferece. Não ter chefe, contar com horário flexível, possibilidade para trabalhar viajando são algumas delas, mas tanta liberdade também exige alguns cuidados muitas vezes negligenciados, sobretudo pela falta de informação. O principal desafio neste sentido é a gestão financeira: é preciso estar muito bem preparado para controlar os gastos lidando com variações de faturamento e inadimplência de clientes, por exemplo.

O planejamento financeiro deve fazer parte da rotina de qualquer pessoa que almeje uma vida minimamente equilibrada no que diz respeito à renda, mas, para certas categorias profissionais esse cuidado exige ainda mais atenção. Esse é o caso de empresários, comerciantes e profissionais liberais como médicos, advogados, arquitetos, entre outros, que não possuem salários fixos e precisam manter uma organização financeira minuciosa para garantir que as contas pessoais não se misturem com as do negócio.

Para atingir o sucesso financeiro, somar planejamento personalizado a investimentos específicos pode ser o caminho ideal. O assessor de investimentos e CEO da Alphaways Investments, Nazareno Lima, falou sobre o assunto e destacou os principais pontos que devem ser levados por estes profissionais para garantir a saúde da renda da família e da empresa ou negócio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.