Rede privada

Fiscalização em escolas particulares garante cumprimento de medidas sanitárias

Entre as medidas impostas, está o uso de máscara, a suspensão do recreio e a aferição de temperatura.

Imirante.com, com informações do Governo do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Ação da Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa) em parceria com Procon, Vigilância Sanitária do Município tem apoio de bombeiros civis.
Ação da Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa) em parceria com Procon, Vigilância Sanitária do Município tem apoio de bombeiros civis. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Com o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares, a Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa) em parceria com Procon, Vigilância Sanitária do Município e apoio de bombeiros civis deram início nessa segunda-feira (3) às fiscalizações em estabelecimentos de ensino para garantir o cumprimento das medidas sanitárias e de distanciamento descritas no Decreto Estadual 35.897/2020.

De acordo com o superintendente da Suvisa, Edmilson Diniz, as fiscalizações têm como objetivo verificar o cumprimento do protocolo e das medidas para garantir a proteção da saúde.

Leia mais:

Escolas particulares do Maranhão retomam aulas presenciais nesta segunda-feira

“A Vigilância Sanitária está voltando o seu olhar para a retomada das escolas particulares, que é um retorno de atividade importante do ponto de vista da pandemia e do ponto de vista epidemiológico. É uma concentração muito grande de pessoas que promovem uma grande circulação e temos que acompanhar todo esse processo, verificando o cumprimento dos protocolos que foram publicados pela Casa Civil e protocolos sanitários que foram estabelecidos para o retorno das atividades educacionais da rede privada”, ressalta o superintendente.

A iniciativa foi muito bem recebida pelos estabelecimentos de ensino no primeiro dia de fiscalização. O diretor de Gestão e Qualidade de uma das escolas fiscalizadas, Marco Moura, destaca a importância do acompanhamento da volta às aulas por parte dos órgãos públicos.

“Esse acompanhamento é fundamental. É preciso que haja uma transferência de todos os lados, entre todos os atores, para que nós possamos realmente continuar seguindo em frente. É um momento difícil, um momento novo pelo qual a população mundial passa e é muito importante podermos contar com os órgãos de controle e fiscalização no sentido orientativo”, afirma o gestor.

As fiscalizações nos estabelecimentos de ensino particulares seguem durante os próximos dias. Entre as medidas sanitárias impostas para a volta às aulas, está o uso obrigatório de máscara, a suspensão do recreio e a aferição de temperatura dos alunos e colaboradores.

As escolas também devem criar um protocolo de segurança sanitária; estabelecer horários diferenciados de entrada e saída; orientar sobre o uso e manuseio das máscaras; realizar a divisão das turmas em grupos; manter o distanciamento mínimo de 1,5 m entre os estudantes; proibir o uso coletivo de bebedouros; distribuir álcool em gel para os alunos e instalar reservatórios com o produto nas dependências; e escalar dias para as aulas presenciais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.