Reformado

Mercado do Coroadinho é recuperado e entregue à população

Novo espaço tem 656 metros quadrados, com boxes e bancas, e vai beneficiar 112 feirantes.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
 O projeto do Mercado do Coroadinho respeita as normas de acessibilidade. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís.
O projeto do Mercado do Coroadinho respeita as normas de acessibilidade. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís.

SÃO LUÍS - O novo Mercado do Coroadinho, o primeiro de um pacote de dez mercados que estão sendo reconstruídos por meio do programa São Luís em Obras, foi entregue nessa quinta-feira (30). Os feirantes que trabalham no local e consumidores receberam o novo espaço, que agora terão condições dignas de trabalho e os produtos vendidos estarão dentro das condições sanitárias.

Também estão sendo reformados os equipamentos do Monte Castelo, Cohab, Santo Antônio, Bom Jesus, Vila Bacanga, Anil, São Francisco, Santa Cruz e Tulhas (Praia Grande).

"Estamos entregando um novo mercado aos feirantes e consumidores. O antigo mercado estava totalmente insalubre. É um equipamento que garante condições mais dignas de trabalho aos feirantes e produtos com mais qualidade à população do bairro. Esta é mais uma frente importante do programa São Luís em Obras, por meio do qual estamos reestruturando os mercados da cidade e levando diversas obras de infraestrutura para todas das regiões de São Luís", disse o prefeito Edivaldo Holanda Junior durante a entrega.

Ele esteve acompanhado da primeira dama, Camila Holanda; do vice-prefeito, Julio Pinheiro; dos secretários municipais de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Emerson Macedo; de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo; Relações Parlamentares, Nonato Chocolate; e dos vereadores Ivaldo Rodrigues e Nato Junior.

Mercado

O novo mercado do Coroadinho tem área total de 656 metros quadrados, com boxes e bancas, e vai beneficiar 112 feirantes que trabalham no local e agora contam com uma estrutura totalmente nova, seguindo todos os padrões de segurança e sanitários. O espaço conta com pias em todas as entradas para que os consumidores possam higienizar as mãos antes de comprarem os produtos. Os boxes e bancas também contam com pias, revestimento em cerâmica, instalações elétricas, iluminação. Os que manipulam alimentos contam ainda com tubulação de gás. Todos os espaços são padronizados para garantir que cada feirante possa comercializar seus produtos com conforto e de forma organizada.

O mercado tem área total de 656 metros quadrados e entre boxes e bancas. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís.
O mercado tem área total de 656 metros quadrados e entre boxes e bancas. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís.

O mercado ganhou novo piso e cobertura, ventilação natural, saídas de emergência e sistema contra incêndio, monitores de videomonitoramento, área administrativa, banheiros para uso pelos públicos masculino e feminino. O projeto também respeita as normas de acessibilidade, por isso, foram feitas rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, piso táctil para deficientes visuais e banheiro para uso por pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas.

Também foi feita a recuperação das vias do entorno com a execução de serviços de recuperação das tampas de drenagem da Avenida Amália Saldanha e ruas de acesso ao mercado. As ruas ao redor receberam nova pavimentação. Serviços necessários para garantir o acesso de consumidores e feirantes ao local.

Os feirantes e consumidores receberam o novo mercado com muita satisfação, pois ele representa o fim de uma espera de décadas. "Eu faço parte deste mercado há 34 anos. Comecei como feirante e agora faço parte da administração. O que a gente tinha era um local totalmente insalubre para trabalhar. Agora, temos um mercado que foi construído exatamente do jeito que os feirante precisavam. Com certeza teremos mutos benefícios, o principal será o aumento das vendas já que muita gente deixou de vir aqui por causa da sujeira", disse Maria Lucimar Almeida, gerente do mercado do Coroadinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.