Testagem

Autoteste para triagem do diagnóstico do vírus HIV estão disponíveis em São Luís

Os autotestes estão disponíveis nos Centros de Testagem e Aconselhamento do Lira e do Anil.
Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís30/07/2020 às 06h14
Autoteste para triagem do diagnóstico do vírus HIV estão disponíveis em São LuísO resultado sai em até 20 minutos. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís, por meio da coordenação do programa ISTs/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está disponibilizando autotestes à população que permitem fazer a triagem para o diagnóstico do vírus HIV. Inicialmente, a implementação do serviço faz parte de um projeto piloto da pasta municipal, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) alinhado antes da pandemia do coronavírus.

Por se tratar de um serviço ainda em fase de avaliação federal, os autotestes estão disponíveis apenas nos Centros de Testagem e Aconselhamento do Lira (na Rua Pedro Bessa, em frente à Praça do Lira, no Centro) e do Anil (na Avenida São Sebastião, no bairro). O autoteste também será aplicado com monitoramento do programa ISTs/AIDS, em participantes do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, do Unicef.

Ao se dirigir a um dos locais em que o autoteste está disponível, o usuário receberá o item e, em seguida, deve estar atento a algumas das orientações referendadas pela pasta federal. O resultado sai em até 20 minutos. Para a interpretação do resultado, basta observar possíveis linhas no dispositivo de teste. Uma linha colorida dentro da janela de resultado da banda “C” significa resultado negativo.

Em contrapartida, se aparecerem duas linhas nas bandas C e T, o resultado será positivo. Sem linha ou linha apenas no “T”, o resultado será considerado inválido. No caso de resultado confirmando a presença do vírus, o paciente deve se dirigir a um dos CTAs para fazer o teste rápido confirmatório para o HIV, uma vez que o autoteste é um exame de triagem. Na unidade, além de amparo psicológico, o cidadão também recebe as primeiras orientações quanto ao tratamento.

Orientação para autoteste:

- Remover o dispositivo teste do envelope de alumínio e colocar em uma superfície plana e seca
- Limpar o dedo com álcool
- Pegar a lanceta estéril, girar delicadamente em sentido horário a extremidade branca, retirando a tampa
- Posicionar a extremidade destampada da lanceta, ligeiramente para fora do centro da ponta do dedo e pressionar contra o dedo para fazer uma punção na pele para o dedo sangrar
- Pegar o dispositivo de coleta, pressionar o tubo e encostar a sua extremidade marcada na gota de sangue
- Despejar o sangue contido no tubo capilar no poço de amostra do dispositivo de teste
- Adicionar três gotas de solução tampão no poço de amostra
- Aguardar o resultado em até 20 minutos

*Fonte: Ministério da Saúde

Mais

Ainda de acordo com o MS, o fabricante possui um número de telefone gratuito (0800-887-1589) disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atendimento dos usuários com dúvidas em relação ao autoteste. Além disto, o usuário também pode entrar em contato com o disque saúde (136).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.