Educação

Estudantes do MA se preparam para competições nacional e internacional de robótica

Por causa da pandemia, algumas competições aderiram às plataformas virtuais.

Imirante.com, com informações do Governo do Maranhão

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h07

SÃO LUÍS - Férias é sinônimo de lazer, descanso e diversão, mas para os estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) também pode ser um momento de aprofundar os conhecimentos e se preparar para competições de robótica. Os estudantes das unidades plenas de Pindaré-Mirim, Itaqui-Bacanga, São Luís – Centro, Brejo, São José de Ribamar e Cururupu estão treinando para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e o Torneio Internacional de Robótica (ITR).

 Estudante aprofundam conhecimentos para competição de robótica. Foto: Divulgação.
Estudante aprofundam conhecimentos para competição de robótica. Foto: Divulgação.

De acordo com o coordenador de Inovação do IEMA, Thiago Gomes, o interesse dos alunos em participar das competições em tempos de quarentena é o reflexo do trabalho desenvolvido no campo das competições, pesquisas e projetos. “Por conta da pandemia, os eventos não estão sendo realizados de forma física, mas algumas competições aderiram às plataformas virtuais. Estamos realizando momentos formativos, visando à adaptação na plataforma e, em seguida, vamos iniciar os treinamentos para competição”, contou.

Sandel Levy, estudante da unidade plena Itaqui-Bacanga, está realizando treinamentos para o Torneio Internacional de Robótica e destacou a relevância da competição para sua jornada acadêmica. “Estamos aprimorando o robô para a competição. Como parte das práticas de treinamento, gravamos vídeos corrigindo erros. Mesmo com as atividades normais paradas, no período de férias estamos treinando. É muito importante aprimorar nossos conhecimentos”, explicou.

Para o estudante Marcus Vinicius da unidade plena São Luís – Centro, que está coordenando as formações para a OBR, a iniciativa é essencial para manter a prática e a dinâmica do grupo. “As formações estão sendo muito importantes nesse momento atual que estamos vivendo, pois as principais competições estão em modalidade virtual, é um novo campo de atuação, um novo ambiente de comunicação e programação. Significa um grande avanço tecnológico dentro do ambiente de inovação e robótica”, declarou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.