Coronavírus

Número de pessoas com a Covid-19 cai um terço em uma semana no Maranhão

Segundo estudo, a taxa de contágio da Covid-19 no Maranhão é de 0,84; esse número vem caindo há duas semanas.
Divulgação / SES22/07/2020 às 09h55
Número de pessoas com a Covid-19 cai um terço em uma semana no MaranhãoOutro indicador positivo é a redução no número internações na rede pública estadual de saúde. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O número de casos ativos de coronavírus caiu um terço no intervalo de uma semana no Maranhão. Casos ativos se referem às pessoas que ainda têm a doença e não se recuperaram.

Saiba mais:

MA registra 2.778 mortes e mais de 108 mil casos de coronavírus

SES revela que mais de 92 mil pessoas estão curadas da Covid-19 no Maranhão​

No dia 14 deste mês, eram 17.412 casos ativos. Agora, de acordo com o mais recente boletim da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado nessa terça-feira (21), são 12.522.

Durante o mesmo período, o número de pessoas recuperadas passou de 80.824 para 98.854. Ou seja, 18.030 pessoas a mais superaram a doença.

Queda nas internações

Outro indicador positivo é a redução no número internações na rede pública estadual de saúde.

“Encerramos o dia com 513 pessoas internadas por coronavírus na rede estadual do Maranhão. Esse número já chegou a ser de 1.700”, afirmou o governador Flávio Dino na noite dessa segunda-feira (20).

A ocupação de leitos de UTI está em 51%, bem abaixo dos índices verificados nos meses anteriores. A taxa de ocupação dos leitos clínicos é ainda mais confortável: 26%.

“Peço que continuem a usar máscaras em locais de circulação pública e a evitar aglomerações. Isso é essencial”, disse o governador.

Taxa de contágio

De acordo com os pesquisadores do projeto Covid-19 Analytics, da PUC-Rio e da FGV, o Maranhão continua com taxa de contágio menor do que 1.

Quando a taxa é superior a 1, cada contaminado transmite a doença para mais de uma pessoa, logo o vírus ainda avança. Quando é abaixo de 1, a tendência é que os novos casos comecem a cair. Afinal, uma pessoa passa a contaminar cada vez menos outras pessoas.

O índice do Maranhão é de 0,84 de acordo com o estudo. A taxa vem caindo há duas semanas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.