Covid-19

SES anuncia retorno de unidades laboratoriais e retorno de cirurgias eletivas

Novas ações foram anunciadas nesta quinta-feira (18), pelo secretário Carlos Lula.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Novas medidas e protocolos dos serviços de saúde foram anunciadas pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (18).

Entre as novas ações, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de seu secretário, anunciou o retorno das unidades laboratoriais nas policlínicas, assim como a volta da realização de cirurgia eletivas e readequações de hospitais de São Luís e Região Metropolitana, composta pelos municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.

Ainda segundo Carlos Lula, em entrevista coletiva, algumas unidades de saúde e leitos não serão mais exclusivos para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e passarão a ser leitos da rede em geral. "Como vocês devem está notando a gente tem uma ocupação hoje pequena em relação ao leitos de enfermaria. Ela está em 25% e nos leitos de UTI ela está em torno de 70%”, disse o secretário de Saúde.

A SES informou, também, que serão reabertas as Policlínicas do Diamante e Vila Luizão, o Hospital Carlos Macieira, o Nina Rodrigues, o Juvêncio Matos, o Hospital de Câncer do Maranhão e o Hospital de Traumatologia e Ortopedia. As medidas de reabertura gradual estão sendo feita somente na Grande Ilha e interior do Estado segue adotando os atuais protocolos.

Segundo a SES, os exames laboratoriais já iniciaram retorno de maneira gradual e os atendimentos estão sendo feitos inicialmente para quem já tinha agendamento realizado. Já as cirurgias eletivas começarão a ser feitas a partir desta segunda-feira (22).

Antes de qualquer procedimento, o secretário de Estado da Saúde informou que todos os pacientes deverão passar por testes de Covid-19 antes de qualquer procedimento. A SES ainda revelou que a capacidade de atendimento, a princípio, será de apenas 40%.

Segundo a SES, o Centro de Saúde Genésio Rêgo, localizado no bairro Vila Palmeira, em São Luís, vai ser transformado em um hospital de doenças tropicais após a pandemia.

Coronavírus no Maranhão

De acordo com o último boletim epidemiológico, emitido pela SES na noite dessa quarta-feira (17), o Maranhão tem 1.570 mortes e 64.735 casos confirmados da Covid-19.

Segundo a SES, foram contabilizados 33 óbitos e 2.024 pessoas infectadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas no Estado, sendo 188 na Região Metropolitana de São Luís, 109 em Imperatriz e 1.727 nas demais regiões. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, registrou a terceira queda na semana e está em 2,42%.

O boletim da SES revelou ainda que 39.386 pessoas estão curadas do novo coronavírus no Maranhão. Segundo a SES, 2.416 pacientes se recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas e receberam alta, atendendo a uma orientação do Ministério da Saúde.

O boletim epidemiológico mostra também que o número de municípios maranhenses com pacientes infectados pela Covid-19 permanece em 213. De acordo com a SES, apenas quatro cidades do estado ainda não registraram casos de coronavírus: Lagoa do Mato, Loreto, São Félix de Balsas e São Francisco do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.