Bolsa de valores para iniciantes

Como investir com segurança e obter sucesso com ações?

Confira as dicas do assessor de investimentos e CEO da Alphaways Investments, Nazareno Lima e saiba o que é preciso para ingressar neste mercado.

Publipost

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
O mercado financeiro pode oferecer oportunidades para pequenos e grandes investidores, desde que os aportes sejam feitos com cautela e atenção.
O mercado financeiro pode oferecer oportunidades para pequenos e grandes investidores, desde que os aportes sejam feitos com cautela e atenção. (Divulgação)

SÃO LUÍS - O que vem à sua cabeça quando o assunto é Bolsa de Valores? Se surgem dúvidas, curiosidade e, até mesmo, insegurança, esse é o momento de conhecer melhor este mercado que tem conquistado um público cada vez maior, diversificado e com um objetivo em comum: retorno financeiro. Confira as recomendações do assessor de investimentos e CEO da Alphaways Investments – escritório especializado em Assessoria de Financeira de alta renda, credenciado à XP Investimentos, em São Luís – Nazareno Lima e dicas de como começar a investir com segurança.


Fazer aplicações seguras e obter lucro neste segmento é uma possibilidade até mesmo para investidores iniciantes e com aportes mais baixos, desde que realizados de forma cautelosa e bem avaliada por especialistas, visto que se trata de um mercado volátil e instável, influenciado por uma diversidade de fatores econômicos, políticos e sociais, conforme destacou Lima. “Engana-se quem acha que o mercado financeiro é simples. Ele é complexo, até pela questão de risco Brasil. A realidade econômica e política do nosso país faz com que os investimentos financeiros não sejam tão previsíveis, ainda assim, é possível ter acesso a investimentos considerados mais seguros aplicando a partir de R$30,00, em produtos básicos, por exemplo, como os títulos do governo”, esclareceu.


Desenvolva conhecimentos


Antes de mais nada, seja para investidores com ou sem assessoria, o primeiro passo deve ser conhecer melhor o mercado, suas engrenagens e elementos. Estudar sobre a bolsa e suas variantes é uma exigência, até mesmo, para quem já atua no setor há longos períodos, justamente por sua inconstância e alterações frequentes. Se você chegou até aqui, já está no lucro, então aproveite para aprofundar seus conhecimentos e entender um pouco mais sobre o funcionamento do mercado de investimentos financeiros.


“O ideal é que todo investidor tenha assessoria, porque normalmente ele tem outra vocação e não consegue se dedicar às duas coisas de uma vez. Há, também, investidores que gostam de estudar o mercado financeiro, nesses casos, ele pode optar por consultorias mais simples de quem interage e tem mais experiência com esse segmento. De toda forma, seja para o investidor com mais ou menos entendimento, é necessário pesquisar, ler e estudar um pouco para compreender o funcionamento do mercado”, explicou Lima.

Objetivos definidos


A garantia de rentabilidade pode ser um engano e representar uma terrível armadilha, principalmente para investidores de primeira viagem, por isso é sempre bom contar com a consultoria de especialistas, conforme enfatizou o CEO da Alphaways. Além disso, para evitar frustrações, é indicado que o investidor estabeleça metas de curto, médio e longo prazo de forma realista e dentro das possibilidades que sua renda permite. Além disso, esta é uma maneira essencial para visualizar objetivos e identificar o perfil de investidor.
Uma dica é colocar no papel o que você deseja conquistar com os investimentos, qual o valor e o prazo para atingir esse objetivo, quanto do orçamento será destinado para a aplicação, por exemplo.


Diversificação


Manter uma carteira de investimentos diversificada pode auxiliar a reduzir riscos, principalmente em momentos de incerteza. Nesses períodos, a melhor opção é montar uma carteira de investimentos e definir para quais aplicações o dinheiro será distribuído. “São vários ativos, vários segmentos, desde renda fixa, multimercados, ações, fundo de ações. O ideal é alocar seus ativos de forma ampla, abrangendo investimentos mais seguros e previsíveis e produtos mais voláteis, que ganham movimento de mercado”, frisou.


E se mesmo após estas explicações sobre o mercado de ações ainda restam dúvidas, busque um assessor de investimentos habilitados para lhe auxiliar. A Alphaways Investments conta com uma equipe especializada, capaz de indicar as melhores possibilidades de acordo com o seu perfil de investidor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.