Covid-19

Teleatendimento HUUFMA/Semus encerra as atividades com um marco de 2.220 atendimentos

Serviço ofereceu orientações seguras para a população sobre os sintomas da Covid-19.

Divulgação / HUUFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Trinta estudantes do curso de Medicina da UFMA fizeram parte voluntariamente dessa iniciativa tirando as dúvidas dos usuários.
Trinta estudantes do curso de Medicina da UFMA fizeram parte voluntariamente dessa iniciativa tirando as dúvidas dos usuários. (Foto: Divulgação / HUUFMA)

SÃO LUÍS - O Serviço de Teleatendimento do Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), encerrou suas atividades na última sexta-feira (5), com uma marca de 2220 atendimentos, sendo que desses só 326 pessoas foram encaminhadas para as UPA’s. Tal registro representa o grande êxito dessa parceria que foi iniciada em 29 de abril. Na manhã desta segunda-feira (8), foi realizado o encerramento oficial com a presença da superintendente Joyce Santos Lages, do secretário de saúde de São Luís, Lula Fylho e demais envolvidos no projeto.

Leia também:

Emocionante: médico residente do HUUFMA acometido pela Covid-19 recebe alta

Hospital Universitário recebe novos aparelhos respiradores​

Com o objetivo de levar orientações seguras para a população sobre os sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, bem com informações atualizadas sobre o cenário da Saúde Pública na capital de São Luís, sem que o usuário necessitasse sair de casa, 30 estudantes do curso de Medicina da UFMA fizeram parte voluntariamente dessa iniciativa tirando as dúvidas dos usuários.

A acadêmica do décimo primeiro período do Campus de Pinheiro, Amanda Simões, que está fazendo o internato no HUUFMA foi uma das voluntárias. Ela destacou em seu depoimento a importância em participar de maneira significativa desse momento em que todos anseiam por informações “ Quero disponibilizar para a sociedade o que aprendi ao longo desses anos. Acho incrível que essa parceria tenha sido estabelecida, com um olhar voltado para a necessidade da população. Como estudante tive muito ganhos, tanto de aprendizado como a satisfação de poder ouvir ao fim de cada ligação “um muito obrigado, estou me sentindo muito melhor. ” Cada um que ligava e ouvia nossos direcionamentos se tornavam também multiplicadores para sua família, amigos, para que a informação pulverizasse. Foi uma satisfação imensa poder participar de tudo isso”.

Cada membro da equipe foi devidamente treinado para prestarem a assistência e foram coordenados por médicos da Semus e do Hospital Universitário da UFMA, com o intuito de diminuir a demanda de pessoas nos hospitais e fazer com que dúvidas sobre diagnóstico, cuidados básicos, isolamento e tratamento fossem reduzidas. O coordenador do projeto pela Semus, Marcos Adriano, destacou que foi uma honra participar da construção coletiva desse serviço “Agradeço o apoio de todos, muitos foram os envolvidos para que tudo pudesse ganhar força e se tornar realidade. Foi um período difícil, mas muitos foram os aprendizados também. Tenho certeza que cada um sai com uma bagagem diferente dessa experiência. ”

O secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, ressalta o valor que foi construir junto com o hospital um projeto que ofereceu um benefício concreto para a população “O teleatendimento foi um serviço excepcional, com resultados fantásticos para a população. Estamos mostrando para o país todo a importância do Sistema Único de Saúde- SUS, mostrando como ele pode ser relevante e impactante no momento em que mais se precisa dele. Reafirmo que continuamos parceiros do HUUFMA para que possamos avançar em lutas como essa, que vão trazer benefícios direto para toda a sociedade. ”

Para Joyce Santos Lages, superintendente do HUUFMA, a palavra que marca o encerramento do teleatendimento é de gratidão. “ Gostaria de agradecer o empenho de cada pessoa que contribuiu para que o serviço alcançasse esse resultado tão significativo para todos nós, em especial agradecer cada estudante que de forma voluntária optou por fazer parte dessa equipe em um momento em que muitos estavam com medo. Somos gratos pelo empenho de cada um”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.