Corrente do bem

Após vencer a Covid-19, jovem portadora de lúpus ganha novo visual

Segundo Francisca Fernandes, enfermeira do HUUFMA, Janyelly Silva estava depressiva após perder todo o cabelo durante o tratamento do lúpus e do novo coronavírus (Covid-19).

Imirante.com, com informações do G1 MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Uma corrente do bem se formou para ajudar a jovem Janyelly Silva a recuperar o cabelo. Foto: Divulgação / Hospital Universitário.
Uma corrente do bem se formou para ajudar a jovem Janyelly Silva a recuperar o cabelo. Foto: Divulgação / Hospital Universitário.

SÃO LUÍS - A jovem de 12 anos, Janyelly Silva, portadora de lúpus e nefrite lúpica dialítica há um ano mostrou que devemos lutar sempre. A menina se recuperou do novo coronavírus (Covid-19), e ainda ganhou um novo visual com o apoio da equipe médica do Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA).

Francisca Fernandes, enfermeira do HUUFMA , disse que após perder todo o cabelo durante o tratamento do lúpus e do novo coronavírus (Covid-19), a jovem Janyelly estava depressiva.

"Vi de perto a evolução da doença e junto a isso a involução da autoestima dela, que estava entrando em processo de tristeza crônica, quiçá depressão. Tudo isso piorou quando iniciou a queda de cabelo. Ela ficou completamente careca e daí pra frente ela só levantava da cama pra ir ao banheiro e pra máquina de diálise. Isso me deixava muito triste", disse Francisca.

Vendo a situação da jovem, Francisca Fernandes teve a ideia de fazer uma peruca para Janyelly. A enfermeira buscou ajuda dos amigos do hospital e da faculdade para conseguir a doação de cabelo. O último elo dessa corrente do bem foi uma cabeleireira que possui um projeto social de doação de perucas para mulheres com câncer.

"A Rosete Gonçalves foi maravilhosa, solícita e disse que faria tudo sem custo algum", disse feliz a enfermeira Francisca Fernandes.

Em seu perfil em uma rede social, o Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA) contou a história de luta e muita conquista da menina Janyelly Silva. De acordo com o Hospital Universitário, a jovem agradeceu e disse ter ficado muito feliz.

Hoje, queremos partilhar a história da Janyelly, 12 anos, que venceu a COVID-19 e ainda ganhou um visual novo. Antes de adoecer, ela fazia tratamento há um ano por ser portadora de lúpus e nefrite lúpica dialítica. Nossa pequena paciente acabou perdendo todo o cabelo nesse percurso, deixando-a depressiva. ⁣ ⁣ Diante dessa situação, nossos colaboradores: @titinhafernandes_med, @clenaildep.santos, @dessa18lima, @acarolsilvas, @paulobatistanogueira, @kellyanalb e @lorenalima.f idealizaram uma campanha e ajudaram doando seus próprios cabelos. Com parceria da @rosetegoncalves_, por meio do projeto @entrelencoselaces o material foi tratado e o desejo realizado com a produção de uma peruca linda! ⁣ ⁣ Parabéns pelo gesto de amor e cuidado! Janyelly, como podem ver, está radiante com o presente ❤️⁣ #doação #cuidado #huufma #orgulhodeserhuufma

Uma publicação compartilhada por Hospital Universitário da UFMA (@huufma) em

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.