Em São Luís

Auxílio-renda para famílias em extrema pobreza será pago na terça-feira (2)

O auxílio visa contribuir durante o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Imirante.com, com informações da Agência São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Os contemplados com o auxilio-renda receberão o benefício nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil.
Os contemplados com o auxilio-renda receberão o benefício nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Será iniciado nesta próxima semana o pagamento do auxílio-renda no valor de R$ 40,00, que será concedido para mais de 12 mil famílias em situação de risco e vulnerabilidade social em São Luís enquanto durar a pandemia.

Este mês serão pagas as parcelas de abril e maio. O pagamento começa nesta terça-feira (2) para quem tem números de telefones cadastrados já confirmados pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). Os demais recebem, por ordem alfabética, a partir do dia 5 junho seguindo o pagamento para estes até o dia 18 de junho.

Os contemplados com o auxilio-renda receberão o benefício nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, caixas 24h, e agências correspondentes do banco. Para receber o benefício, a pessoa precisa ser beneficiária do programa Bolsa Família, ter renda familiar per capta mensal até R$ 89,00, ter como chefe do grupo familiar a mãe, ter na sua composição familiar crianças de 0 a 3 anos de idade e possuir o Cadastro Único atualizado nos últimos dois anos.

“Nós trabalhamos para identificar, inicialmente por meio dos telefones fornecidos, quais ainda estão ativos, visto que esses números irão receber um SMS contendo o protocolo e a senha que dará acesso ao saque", explicou a titular da Semcas, Andréia Lauande, ressaltando ainda que nesse levantamento realizado, dos 12 mil, apenas 221 telefones foram confirmados como sendo dos titulares atualmente.

Pagamento

No dia 2 de junho, os 221 beneficiários com números de telefone atualizados e já confirmados pela Secretaria receberão um SMS via celular, informando protocolo e senha e já podem se direcionar para o saque. Já os demais que forneceram número fixo ou mudaram de contato ao longo do tempo, recebem a partir do dia 5, por ordem alfabética. Para isso, precisam acessar o site da Prefeitura de São Luís e procurar a opção Acessar Auxílio.

Ao entrar na página será solicitado o CPF, se confirmado o direito, a beneficiária deve seguir as recomendações informando os dados solicitados: nome da mãe; cidade de nascimento do beneficiário e data de nascimento. Após todos os campos preenchidos, basta clicar em “enviar informações”. Se todos os dados estiverem preenchidos de forma correta, o sistema irá emitir o número do protocolo e senha que dará direito ao saque.

Ao chegar nos caixas eletrônicos, o beneficiário devera escolher na tela principal a opção “saque”, na segunda imagem que abrir confirmar a opção saque. Quando a outra tela abrir, selecionar “benefícios emergenciais”. Logo em seguida será solicitado o número do protocolo e em seguida a senha. Após digitar tudo corretamente confirmar e o recurso será liberado.

O pagamento dos meses de abril e maio serão efetuados por ordem alfabética para evitar aglomerações, a partir do dia 5, conforme calendário. A terceira parcela tem previsão de pagamento para a segunda quinzena de 22 junho.

O calendário por ordem alfabética obedece a seguinte ordem:

- Dia 5/06 - letra A;

- Dia 8/06 – letras B e C;

- Dia 09/06 - letras D e E;

- Dia 10/06 - letras F-G-H;

- Dia 11/06 – letras I e J;

- Dia 12/06 - letras K e L;

- Dia 15/06 - letra M;

- Dia 16/06 - letras N-O-P-Q;

- Dia 17/06 - letras R e S

- Dia 18/06 - letras T-U-V-W-Y e Z.

O calendário dos demais pagamentos serão publicados nas redes oficiais da Prefeitura de São Luís e grande imprensa. Os beneficiários também terão à disposição para dúvidas a Central de Relacionamento do Banco do Brasil (telefone: 4003 0107).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.