Pandemia

Quais os efeitos da pandemia na rotina e comportamento dos idosos?

Psicólogos explicam como o comportamento dos mais velhos pode variar durante a pandemia.

Anne Cascaes/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Os profissionais alertaram sobre cuidados necessários para manter a saúde mental.
Os profissionais alertaram sobre cuidados necessários para manter a saúde mental. (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - Considerando o contexto difícil instaurado pela pandemia do novo coronavírus e as medidas de proteção que o momento exige, o lar, mais do que nunca, representa o principal refúgio para evitar a contaminação.

A ideia de refugiar-se dentro de casa, porém, não parece ser suficiente para passar por essa fase. Daí as distrações do dia a dia como a televisão, livros, redes sociais e outras ferramentas da internet se tornam a válvula de escape para preencher o tempo.

Só que o barco não é o mesmo para todos. Nem todo mundo se entrega fácil às distrações oferecidas pelo mundo tecnológico. Principalmente os idosos. De acordo com o psicólogo Filiphe Mesquita, a quebra da dinâmica na rotina pode provocar nesse público da terceira idade a sensação de perda do senso de utilidade, por exemplo.

Leia também: Idoso se recupera da Covid-19 e deixa hospital sob aplausos em Imperatriz

“É como se ele já tivesse que ser obrigado a não fazer nada. Quando chega nessa fase, existe o conflito da pessoa acreditar que precisa fazer algo para se sentir completo e encontrar um sentido já que ele não está mais trabalhando", explica.

O profissional alerta também para o tédio que surge nessa situação, algo que é comum de aparecer na terceira idade. Isso provoca a sensação de que o tempo passou e não há nada para fazer. Se agravado, esse estado pode gerar alguns transtornos como ansiedade e depressão.

Porém, o cuidado das pessoas próximas a esses idosos pode contribuir para amenizar efeitos negativos do distanciamento social a partir de atitudes como prestar atenção no posicionamento da pessoa e analisar como ela está reagindo diante dos acontecimentos.

Talvez um idoso signifique de uma forma esse momento, e outro idoso signifique de outra forma. Tem gente que vai dizer que é uma oportunidade para costurar, ler mais, estudar mais. Mas, tem outros que vão dizer que está se sentindo preso. Então, a primeira atitude das pessoas próximas deve ser ouvir e entender o que é que está acontecendo neste momento
Filiphe Mesquita

Para a psicóloga Ana Beatriz Adler, é preciso compreender que o idoso terá, uma hora ou outra, o seu momento de ficar triste e mais reservado. Por isso, ouvir e acolher é tão importante.

"Existem coisas que a gente não pode controlar. Mas, tem outras ações que podemos sim assumir o controle para tornar aquele ambiente mais seguro e acolhedor", afirma.

Sobre isso, a psicóloga explicou algumas atitudes que podem ser tomadas para enfrentar, junto ao idoso, toda essa situação.

Ouça as orientações e explicações sobre o tema neste episódio do Imicast:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.