Controle à Covid-19

Distanciamento e uso de máscara ao sair de casa continuam indispensáveis

Quando a possibilidade de ficar em casa existe, o indivíduo protege a si e aos outros.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Uso de máscara ao sair de casa deve ser respeitado.
Uso de máscara ao sair de casa deve ser respeitado. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A pandemia de Covid-19 continua exigindo que a população cumpra medidas simples, com efetividade atestada por órgãos de saúde de todo o mundo e que, por isso, devem ser respeitadas universalmente - o uso de máscaras e o isolamento social.

Não haverá como vencer a doença, nem encurtar a curva de crescimento, sem que todos se disponham a colaborar para o enfrentamento ao novo coronavírus.

Leia mais:

Covid-19: número de mortos no MA sobe para 663, com 16.058 casos

Como ainda não há nenhum medicamento comprovadamente eficaz e nenhuma vacina contra o coronavírus, o distanciamento social é, por ora, uma das medidas mais recomendadas pelas organizações de saúde de todo o mundo.

De acordo com essas mesmas instituições, ficar em casa, quando possível, distante de aglomerações, evita a sobrecarga do sistema de saúde que pode se dar se uma grande quantidade de pessoas adoecerem ao mesmo tempo.

Quando a possibilidade de ficar em casa existe, o indivíduo protege a si e aos outros, uma vez que, com o status de transmissão comunitária em muitos Estados e cidades, não há mais como rastrear de onde partiu a infecção e, assim, muitos casos subnotificados, sobretudo pela ausência de sintomas, tornam-se grandes vetores do vírus. Por isso, essa medida tão importante, conhecida também por autoquarentena, é grandiosa para os profissionais de saúde que estão na linha de frente e para a preservação da vida humana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.