Lockdown

Prefeitura de São Luís fiscaliza comércios na área Itaqui-Bacanga

Objetivo é fazer com que apenas comércios considerados essenciais estejam abertos.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Vale lembrar que estas ações de fiscalização foram intensificadas no último dia 05, com o acirramento das medidas de isolamento social (lockdown).
Vale lembrar que estas ações de fiscalização foram intensificadas no último dia 05, com o acirramento das medidas de isolamento social (lockdown). (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís vem executando a fiscalização das medidas de isolamento social por toda a cidade, seguindo o plano de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), conforme recomendações dos órgãos de saúde e dos decretos que regulamentam o lockdown. Nesta quarta-feira (13), equipes da Blitz Urbana, que segue orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, realizam fiscalização no comércio formal e informal na área Itaqui-Bacanga, com objetivo de diminuir o fluxo de pessoas nas ruas, no trânsito e acirrar as ações de controle e fechamento das atividades comerciais de caráter não essenciais.

"As equipes da Blitz Urbana estão em campo diariamente fazendo um trabalho ostensivo de fiscalização que é de suma importância ao combate à propagação da curva de contágio do coronavírus, já que estamos fazendo cumprir os decretos com regras de funcionamento de serviços apenas essenciais e também orientando a forma de como proceder o distanciamento social em feiras e mercados e nos comércios autorizados a funcionar nesse período. Seguindo orientação do prefeito Edivaldo já atingimos as principais avenidas da cidade e dezenas de bairros tradicionalmente comerciais, conseguindo boa aceitação das medidas e o trabalho de conscientização tem sido o foco principal. Acreditamos que apenas com a ajuda de todos e consciência do bem coletivo poderemos ultrapassar esse momento de forma mais célere possível", comentou o secretário da Semurh, Mádison Leonardo Andrade.

Desde o início da manhã, equipes da Blitz Urbana, órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), se concentraram na Praça da Ressurreição, do bairro Anjo da Guarda, para percorrer a região, que integra dezenas de bairros como Vila Embratel, Vila Bacanga, Vila Mauro Fecury I e II, Sá Viana, entre outros, e também ao longo da Avenida dos Portugueses, que serve de acesso ao Centro da capital. Moram mobilizadas 12 viaturas e 48 agentes da Blitz Urbana nesta ação.

A operação contou com a participação da Guarda Municipal, que é ligada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). O secretário Héryco Coqueiro, ressalta que a corporação tem sido incansável em ações de apoio às demais secretarias da Prefeitura e que a gestão do prefeito Edivaldo tem feito todos os esforços para preservar a saúde da população de São Luís. "Nesse momento de pandemia, a Guarda Municipal de São Luís está com todo o efetivo nas ruas, em carros e motocicletas, para garantir o cumprimento das medidas de prevenção contra o novo coronavírus, com orientações sobre distanciamento e isolamento social", destaca Héryco Coqueiro.

Vale lembrar que estas ações de fiscalização foram intensificadas no último dia 05, com o acirramento das medidas de isolamento social (lockdown). A operação mobilizou uma força-tarefa envolvendo equipes da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que vistoriou feiras e mercados de bairros da cidade; Além disso, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) montou barreiras em pontos estratégicos para coibir a circulação de motoristas que tenham saído de casa por um motivo não essencial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.