Covid-19

Taxa de ocupação de leitos de UTI em São Luís passa dos 96%

Entretanto, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), em entrevista à GloboNews, anunciou que a capital maranhense contará com mais 150 leitos ainda esta semana.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Segundo o governador Flávio Dino, ainda esta semana, São Luís contará com mais 150 leitos exclusivos para pacientes com a Covid-19. (Foto: divulgação)
Segundo o governador Flávio Dino, ainda esta semana, São Luís contará com mais 150 leitos exclusivos para pacientes com a Covid-19. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS – De acordo com o último boletim emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na noite dessa segunda-feira (4), a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com a Covid-19, em São Luís, é de 96,89%. Isso significa que dos 161 leitos existentes, 156 estão ocupados e apenas 5 estão disponíveis.

Entretanto, em entrevista à GloboNews, na noite dessa segunda-feira (4), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) informou que, ainda esta semana, São Luís contará com mais 150 leitos exclusivo para pacientes com a Covid-19, aumentando a oferta de leitos na capital maranhense.

O Maranhão tem 4.530 pessoas infectadas com a Covid-19 em 116 municípios do Estado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o número de mortos pela doença é de 271.

No total, a capital maranhense deve chegar a 910 leitos entre enfermarias e UTIs na rede pública estadual. No começo da pandemia, São Luís tinha 232 leitos para este tipo de tratamento.

"Esta semana tínhamos a previsão de aumentar a capacidade de atendimento em mais 130 e conseguimos mais 20, portanto esta semana teremos mais 150 leitos apenas na rede estadual em São Luís, sem contar a rede municipal e a rede privada. Vamos chegar então a 910 leitos exclusivos para tratamento contra o novo coronavírus", disse o governador.

Além destes novos leitos, Flávio Dino disse que, em 15 dias, a capacidade de atendimento de doentes da Covid-19 deve aumentar por conta de hospitais de campanha que estão sendo construídos em Açailândia e São Luís. "Temos ainda dois hospitais de campanha, um em São Luís e outro em Açailândia. Em São Luís, são mais 200 leitos, que entram daqui a 15 dias", garantiu.

Foto: Reprodução / SES
Foto: Reprodução / SES

Coronavírus no Maranhão

A SES revelou que o número de mortos pelo novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão chegou a 271, enquanto os casos confirmados subiram para 4.530. Segundo a SES, 22 óbitos e 303 pacientes infectados pela Covid-19 foram registrados nas últimas 24 horas no estado. A taxa de letalidade do coronavírus no Maranhão é de 5,98%.

Em meio à atualização do número de mortes, casos confirmados e pessoas recuperadas do novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão, a SES informou, em boletim divulgado na noite desta segunda-feira (4), que 116 municípios maranhenses já registraram pacientes infectados pela Covid-19. Segundo a SES, sete cidades tiveram os primeiros casos nas últimas 24 horas: Barra do Corda, Cândido Mendes, Carutapera, Fortaleza dos Nogueiras, João Lisboa, Santa Luzia do Paruá e Santa Quitéria do Maranhão. Além disso, a SES fez uma revisão de dados e anunciou a exclusão de São Francisco do Maranhão da lista de municípios com casos de Covid-19.

Curados

Ainda de acordo com a SES, 1.115 pessoas estão recuperadas da Covid-19 em todo o Maranhão. O relatório da SES destaca que 110 pessoas se recuperaram do novo coronavírus nas últimas 24 horas e receberam alta, atendendo a uma orientação do Ministério da Saúde.

Lockdown

Entrou em vigor nesta terça-feira (5), o decreto de lockdown (bloqueio total) em São Luís e Região Metropolitana (Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar). A medida, que tem validade por 10 dias, suspende quase todas as atividades comerciais e muda regras para tráfego de pessoas e veículos. O descumprimento das medidas, são sujeitas a multa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.