Em São Luís

Influenza/H1N1: imunização de caminhoneiros é iniciada

Nesta quarta-feira (8), a ação irá ocorrer no Posto Magnólia 2000 (KM 8).

Imirante.com, com informações da Agência São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Além dos caminhoneiros, a vacinação prossegue, nesta quarta-feira, no drive-thru, das 8h às 16h.
Além dos caminhoneiros, a vacinação prossegue, nesta quarta-feira, no drive-thru, das 8h às 16h. (Foto: A. Baeta/Agência São Luís)

SÃO LUÍS - Foi iniciada, nessa terça-feira (7) a vacinação contra a Influenza/H1N1 aos caminhoneiros. Nesta quarta-feira (8) a ação irá ocorrer no Posto Magnólia 2000 (KM 8) e quinta-feira (9) será no Posto Paizão, próximo à entrada da Vila Maranhão, no período da manhã.

Além dos caminhoneiros, a vacinação prossegue, nesta quarta-feira, no drive-thru, das 8h às 16h. Neste local apenas idosos acima de 60 anos e cujos nomes começam com as letras G, H ou I serão vacinados. A vacinação também segue até quinta-feira em doze escolas públicas localizadas em diferentes regiões da capital.

Leia também: Vacina contra Influenza/H1N1 desta semana será para público-alvo com iniciais de E a J

Na escolas a vacina ocorre pela manhã, para idosos e à tarde para crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, sempre obedecendo o cronograma que leva em consideração a primeira letra do nome.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também divulgou a ampliação dos canais para recebimento de ligações para quem deseja atendimento especializado (no caso os acamados, sem possibilidade de locomoção ou ainda idosos em casos específicos bem como moradores de condomínios). A medida é mais uma ação estratégica da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para enfrentamento de infecções respiratórias.

No primeiro dia da ação, os caminhoneiros foram vacinados no Posto de Combustíveis Jumbo, situado na BR-135, no km 5. A imunização ocorreu das 9h ao meio-dia e ocorreu em uma sala do próprio estabelecimento comercial impermeabilizada e higienizada com produtos para evitar os riscos de infecção. A meta da Semus é vacinar, no total, mil caminhoneiros até quinta-feira.

Antes da aplicação das doses, os caminhoneiros recebiam orientações voltadas à importância de se lavar as mãos de forma correta e evitar, na medida do possível, aglomerações durante a rotina de transportes e viagens. Os profissionais que apresentavam a Carteira de Vacinação e/ou um documento de identificação (Carteira de Habilitação ou de Identidade) eram vacinados.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, proteger o público caminhoneiro é uma prioridade, já que se trata de uma camada social que, devido à rotina de deslocamento constante pelo território brasileiro, está em constante exposição. “Como forma de proteger este público e, ao mesmo tempo, manter indiretamente a atividade em andamento, a Semus antecipou a vacinação a este público, com o intuito de manter a população como um todo afastada do influenza”, afirmou.

IMUNIZAÇÃO

Um dos caminhoneiros vacinados no primeiro dia dos trabalhos foi Antônio Rocha. Natural de Penalva (MA), ele circula pelo país transportando cargas. “Passei por aqui hoje e gostei de ver as vacinas. Sinal de que a gente está sendo visto também”, afirmou.

Com 69 anos de idade e 40 anos de profissão, o caminhoneiro Francisco Soares Brito, foi um dos que receberam imunização no Posto Jumbo. “Ouvi a notícia da vacinação pelo noticiário do rádio, pela FM”, comentou. Francisco atualmente trabalha com o transporte de combustíveis na área portuária de São Luís.

“Precisamos nos proteger desta onda de gripe e ouvi falar que neste posto estava ocorrendo vacinação”, disse o caminhoneiro Walter Julio Castro Rocha, de 31 anos de idade e 10 anos de profissão. Ele informou que vinha de Fortaleza (CE) com uma carga de latas de alumínio para abastecer uma indústria de bebidas em São Luís.

Atuando no transporte de carga em uma empresa de logística da capital há 6 anos, Francisco de Assis Santos da Conceição, de 44 anos de idade, aproveitou o posto de vacinação à margem da BR-135 para colocar em dias a sua imunização. “Saiu a notícia ontem no rádio e aproveitei para vacinar”, revelou.

DOSES

Nesta quarta-feira (8), das 9h ao meio-dia, os caminhoneiros serão imunizados no Posto Magnólia, no km 8, também na BR-135. Na quinta-feira, também das 9h ao meio-dia, os profissionais do setor serão protegidos no Pátio de Triagem do Posto Paizão na Vila Maranhão (km 12). Em ambos os locais, a Semus – em parceria com os proprietários dos empreendimentos – viabilizará uma estrutura, garantindo o conforto e evitando exposição em excesso dos vacinadores e pacientes ao ar livre.

Até segunda-feira (6), com base no setor de imunização da Semus, foram aplicadas 144.113 doses. Além dos caminhoneiros, a vacinação prosseguiu nesta terça-feira no drive-thru, das 8h às 16h. Neste local, apenas idosos acima de 60 anos e cujos nomes começam com as letras E ou F foram protegidos. Amanhã, no local, apenas idosos com nomes começando com as letras G, H ou I serão vacinados.

Nas 12 escolas indicadas e cuja lista consta no site www.saoluis.ma.gov.br , a vacinação contemplou idosos no turno da manhã e crianças entre seis meses e menores de seis anos no turno da tarde. Nestes casos, apenas pessoas com iniciais E ou F foram protegidas.

Para facilitar a vida dos usuários e evitar aglomerações desnecessárias, a pasta disponibilizou um email para síndicos e/ou responsáveis legais por condomínio. A pasta orienta que o interessado encaminhe email para influenza2020.semus.slz@gmail.com. Deve ser informado, no contato, o nome do condomínio.

Nos condomínios, somente crianças no público-alvo e idosos acima de 60 anos serão imunizados. Os responsáveis por estes espaços de moradia também poderão ligar para um dos seguintes números: (98) 984243338, (98) 985175284, (98) 988873666, (98) 988167776 e (98) 983526576.

Os números também valem para a vacinação aos acamados. Neste caso, o interessado agenda a vacinação, que deve ocorrer em até 24 horas.

Escolas com vacinas

Colégio Militar Tiradentes - Rua Gabriela Mistral, Vila Palmeira

IEMA (Centro) - Rua Oswaldo Cruz, Centro

Centro de Ensino João Paulo - Avenida 5, sem número, Turu

UI Padre Newton Pereira - Avenida Leste Oeste, s/n, Cohatrac

UEB Rosália Freire - Avenida dos Portugueses, Vila Isabel

UEB Rubem Almeida - Rua da Mangueira, Coroadinho

UEB Cruzeiro do Sul - Estrada da Vila Nova, S/Nº, Vila Nova

UEB Laura Rosa - Rua Marly Sarney, Cidade Operária

UEB Júlio Mesquita - Avenida dois, nº 14. Cohab/Anil

UI Nascimento de Morais - Avenida 3, Vinhais

UEB Ana Lúcia Chaves Fecury - Rua Santo Antônio, São Bernardo

UEB Mariana Pavão - Avenida Contorno, n º 100, Anil

Cronograma em escolas

Dia 8/4: idosos e crianças cujos nomes começam pelas letras G, H e I

Dia 9/4: idosos e crianças cujos nomes começam pela letra J

Neste caso, idosos se vacinam das 8h ao meio-dia e crianças das 13h às 17h

Drive thru

Dia 8/4: idosos cujos nomes começam pelas letras G, H e I

Dia 9/4: idosos cujos nomes começam pela letra J

*Vacinação neste local é EXCLUSIVA para idosos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.