H1N1

Posto drive thru é instalado em São Luís para vacinar idosos

A vacinação contra gripe em São Luís foi reiniciada nesta segunda-feira (30).

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
A vacina continua sendo ofertada ao público-alvo prioritário, idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e profissionais de saúde, mas com estratégias diferentes.
A vacina continua sendo ofertada ao público-alvo prioritário, idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e profissionais de saúde, mas com estratégias diferentes. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - A vacinação contra gripe em São Luís foi reiniciada nesta segunda-feira (30). Na semana passada, as vacinas acabaram logo no primeiro dia da campanha. Agora a vacinação é realizada em escolas públicas e também no estacionamento do Complexo Esportivo de São Luís, no sistema de drive thru.

A vacina continua sendo ofertada ao público-alvo prioritário, idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e profissionais de saúde, mas com estratégias diferentes. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) organizou um cronograma para evitar a aglomeração e as pessoas serão imunizadas em ordem alfabética, conforme a letra do primeiro nome. Também será montado um esquema de drive thru para atender exclusivamente idosos, que funcionará na área de prova do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran).

“O nosso grande objetivo é dar celeridade a essa vacinação de forma segura, porque pra pessoa ser vacinada ela não desce do carro no drive thru. Existe a fila e quando chega aqui próximo das tendas, os técnicos e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde procedem a vacinação, fazem a anotação do registro em sua respectiva carteirinha. E pronto, a pessoa e o idoso estão liberados”, explicou Larissa Abdala, diretora do Detran-MA em entrevista à TV Mirante.

A vacinação não ocorrerá nas Unidades de saúde, ao invés disso, será inicialmente em 12 escolas. O público idoso será vacinado no período da manhã, das 8h às 12h. Já as crianças serão vacinadas no turno da tarde, de 13h às 17h.

Saiba mais: Posto drive thru é instalado na capital maranhense para vacinar idosos

Os postos de vacinação desta nova etapa da campanha funcionarão exclusivamente nas seguintes unidades de ensino:

- Colégio Militar Tiradentes, na Vila Palmeira
- IEMA Centro
- UEB Ronald Carvalho (anexo)
- UEB Padre Newton Pereira
- UEB Rosália Freire
- UEB Rubem Almeida
- UEB Cruzeiro do Sul
- UEB Laura Rosa
- UEB Júlio Mesquita
- UEB Ana Lúcia Chaves Fecury
- UEB Neiva Moreira
- UI Nascimento de Moraes

O cronograma de vacinação será o seguinte:

- Dia 30/03: idosos e crianças cujo nome começa pela letra A
- Dia 31/03: idosos e crianças cujo nome começa pelas letras A e B
- Dia 01/04: idosos e crianças cujo nome começa pelas letras A e B
- Dia 02/04: idosos e crianças cujo nome começa pelas letras C e D
- Dia 03/04: idosos e crianças cujo nome começa pelas letras C e D

O cronograma com as demais letras será informado em breve, mas está garantido, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as doses para vacinação de todos.

O drive thru, para vacinação exclusivamente para idosos, ocorrerá na Avenida do Contorno do Complexo Castelinho, na área de provas do Detran. O atendimento será das 8h às 16h e o cronograma de vacinação será o mesmo das unidades de ensino, por isso, seguindo a inicial do nome.

“Decidimos fazer essa ação de drive thru para evitar as aglomerações que houve no primeiro dia de campanha nas unidades de saúde. Apesar de termos solicitado que as pessoas não fossem todas no mesmo momento, colocado os idosos em um determinado horário, foi inevitável”, destacou a coordenadora de Imunização de São Luís, Charlene Luzo.

As unidades de saúde estarão voltadas para vacinação em domicílio apenas os idosos da sua área de influência, conforme programação.

Equipes volantes atenderão aos idosos que tenham solicitado o atendimento domiciliar e que estão em áreas sem Unidades Básicas.

Também será feito o atendimento em condomínios (somente para idosos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos) que tenham solicitado o serviço.

Profissionais de saúde serão vacinados conforme cronograma de estabelecimentos de saúde, priorizando rede hospitalar e serviços de urgência/emergência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.