Sem poda

Árvore preocupa moradores: "Era chuva com ventania, 'tava' envergando"

Moradores temem riscos pela falta de manutenção em árvore, no meio da rua.
Neto Cordeiro/Imirante.com13/02/2020 às 11h01
Árvore fica no meio da rua do Aço, no Residencial Canaã. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

SÃO LUÍS – Uma árvore está tirando o sono de moradores da rua do Aço, no Residencial Canaã, que fica próximo à avenida Santos Dumont, na região do Anil.

À reportagem do Imirante.com, moradores contaram nesta quinta-feira (13) que, apesar da sombra e ventilação, a enorme árvore no meio da rua causa transtornos.

Parte da árvore compromete fiação elétrica de algumas casas. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Rachadura no muro de uma residência em frente à árvore. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

A planta, de tronco robusto, fica bem na porta da casa de Ana Célia Verde. A moradora afirma que as rachaduras no muro da casa dela podem ser consequência das raízes da árvore. Além disso, ela já teve problemas na fiação elétrica.

A segurança também ficou comprometida desde que os galho e folhas começaram a cobrir a lâmpada de um poste da rua. “Agora, eu durmo com a luz da frente acesa”, disse Ana Célia.

Lâmpada do poste em meio às folhas deixa a rua escura à noite. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

O vizinho dela, Marcone Muniz, mora com a mãe de 90 anos de idade, relatou que a preocupação maior vem nos dias chuvosos. “Eu tava em casa, e era chuva com ventania, que essa árvore ‘tava’ envergando. Dependendo pra que lado ela for cair, eu morro, meu quarto é logo aqui”, afirmou.

Inabalável, aparentemente, a árvore resiste ao tempo, ao vento e às chuvas. Segundo Ana Célia, no passado, duas máquinas quebraram depois de tentarem arrancar a árvore e, por isso, tiveram que conviver com ela ali no meio da rua mesmo. “É linda? É! Minha casa é ventilada? É! Não deixo de dizer que ela tem suas vantagens”.

O Imirante.com questionou o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) sobre a poda da árvore, que respondeu por meio de uma nota. Veja:

O Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) informa que atende a um cronograma de serviços durante toda a semana, e todos os pedidos que chegam são igualmente incluídos na programação semanal. O Impur esclarece que, antes de qualquer ação de poda, uma equipe é destacada até o local, para o levantamento e viabilidade dos serviços, o que inclui, condições da árvore, do local, e se há fiação elétrica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.