Vacina

Campanha de vacinação contra o sarampo em São Luís começa hoje

A primeira etapa tem o objetivo de resgatar pessoas de 5 a 19 anos de idade.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Começa nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra o sarampo 2020, na capital. A proposta é intensificar a mobilização e conscientização sobre os riscos da doença e a importância da imunização, que é oferecida constantemente pela rede municipal de saúde, de forma gratuita.

A iniciativa da Prefeitura de São Luís visa o fortalecimento da área da atenção básica, responsável por um conjunto de ações que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde.

A campanha, que segue orientações do Ministério da Saúde, ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira entre o período de 10 de fevereiro a 3 de março, com público-alvo de vacinação as pessoas na faixa etária de 5 a 19 anos de idade, com dia D de mobilização nacional em 15 de fevereiro. A segunda etapa, de 3 a 31 de agosto, para o público de 30 a 59 anos de idade, com dia D de mobilização nacional em 22 de agosto.

O público-alvo deve comparecer às salas de vacina levando a caderneta de vacinação para que seja avaliada e o esquema vacinal atualizado. A primeira etapa tem o objetivo de resgatar pessoas de 5 a 19 anos de idade não vacinadas ou com esquema de vacinação incompleto para o sarampo e será realizada de forma seletiva, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, a partir da avaliação do cartão ou caderneta de vacinação deste público.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre quatro dias antes e quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.