Destaques do mês

Relembre os fatos que marcaram o mês de outubro no Maranhão

O Imirante.com resgata os fatos de maior destaque no décimo mês deste ano.

Adriano Soares / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10

SÃO LUÍS – Vários acontecimentos movimentaram o mês de outubro no Maranhão. Um dos casos que mais repercutiram foi o dos criminosos que realizaram um assalto, fortemente armados, e aterrorizaram clientes do cinema do Golden Shopping Calhau, em São Luís, por volta das 23h. De acordo com as informações, três bandidos teriam entrado em uma das salas de cinema, durante a exibição do filme "Coringa" e realizado um arrastão.

Além do arrastão na sala de cinema, os assaltantes teriam levado o dinheiro da bilheteria. Um funcionário foi feito refém e amarrado para que a ação criminosa fosse concluída. Logo após o assalto, os criminosos fugiram em uma caminhonete.

Outro caso de grande repercussão no mês de outubro foi o homicídio do pastor evangélico Mackson da Silva Costa, de 37 anos. O corpo dele foi encontrado na tarde do dia 14, enterrado no quintal da residência de Saulo Pereira Nunes, de 38 anos, no bairro do Maiobão. A motivação do crime foi por motivo passional. A vítima estava desaparecida há três dias.

Saulo Pereira confessou o crime. Ele foi preso e conduzido para a Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP).

Também em outubro, uma caminhonete com 11 pessoas, que estavam a caminho do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, capotou na manhã do dia 12, no município de Santo Amaro do Maranhão, a 233 km de distância de São Luís.

De acordo com o Centro Tático Aéreo (CTA), uma criança de nove anos sofreu fraturas e foi encaminhada para um hospital em São Luís, sem risco de morte. Os demais ocupantes da caminhonete sofreram ferimentos leves.

Ainda em outubro, um laudo da Defesa Civil determinou a interdição do Terminal da Praia Grande. De acordo com o laudo, existia o risco iminente de desabamento e incêndio no local. Também segundo a Defesa Civil, existiam danos aparentes no sistema estrutural, nas coberturas, no sistema elétrico, no sistema de prevenção contra incêndio e pânico.

Outro acontecimento registrado no mês de outubro foi o naufrágio de uma embarcação, com cinco pessoas, na foz do rio Preguiça, região de Barreirinhas.

Segundo a Companhia dos Portos do Maranhão (CPMA), o barco que afundou era uma embarcação de transporte de passageiros e carga, chamado “O Marinheiro 66”, de 14 metros de comprimento e casco de aço.

Ainda de acordo com Capitania dos Portos, cinco pessoas estavam a bordo; duas foram resgatadas com vida por tripulantes de outra embarcação. Militares, no Farol da Preguiça, em Barreirinhas, foram acionados por um dos tripulantes que conseguiram resgate.

Na Mira

Em outubro Anitta ficou emocionada com uma descoberta que fez. A cantora comemorou a descoberta de um irmão mais velho. Felipe Terra, de 31 anos, é casado, sargento do Exército e tem uma filha de oito anos de idade, agora oficialmente declarada sobrinha de Anitta.

Anitta e seu irmã mais velho, Felipe Terra. (Foto: Reprodução)
Anitta e seu irmã mais velho, Felipe Terra. (Foto: Reprodução)

Em outubro também teve a estreia do “Deu Close”, programa do Imirante.com, protagonizado por Ranoan e Diogo, que percorrem bairros tradicionais de São Luís com alguns convidados especiais.

Além da estreia, o "Tá Bom, Xêrosa!" retornou com série especial no Imirante.com. Com muito humor, o quadro retornou com quatro episódios que foram ao ar às quartas-feiras do mês de outubro.

No mês de outubro o Imirante.com entrevistou Manoel Gomes, onde o cantor e compositor maranhense contou sobre o início da sua carreira e sua história de vida.

Outro assunto que deu o que falar em outubro foi a separação de Thiaguinho e Fernanda Souza. O casal estava junto há 8 anos e anunciou o fim do relacionamento através de publicações em suas redes sociais.

MC Gui. (Foto: Reprodução / Instagram)
MC Gui. (Foto: Reprodução / Instagram)

Além de descoberta, estreia e separação, o mês de outubro também teve polêmica. MC Gui perdeu contratos e teve shows cancelados por ter feito um vídeo em que ria de uma menina, em um trem da Disney. Na gravação, ele e amigos riem enquanto o cantor filma a menina, visivelmente incomodada. A ação repercutiu negativamente e o artista foi criticado nas redes sociais, inclusive por outras celebridades.

José Carlos Moreira, o Codó, recebeu medalha de bronze olímpica. (Foto: Divulgação / COI)
José Carlos Moreira, o Codó, recebeu medalha de bronze olímpica. (Foto: Divulgação / COI)

Esporte

O mês de outubro contou com grandes campanhas e feitos de atletas maranhenses, pelo Brasil e pelo mundo. O velocista maranhense José Carlos Moreira, o Codó, conquistou sua medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 com atraso, mas celebrou muito o feito histórico para o esporte do Maranhão. Quem também subiu ao pódio foi a dupla Datinha e Adriele, do Beach Soccer, que conquistaram medalhas nos Jogos Mundiais de Praia, a judoca maranhense Adryelly Karolynny, bronze nos JUB's, e a skatista Rayssa Leal, campeã brasileira da modalidade. Também em outubro, destaque para a kitesurfista Socorro Reis competindo nos Jogos Mundiais, a convocação de seis atletas do Sampaio Basquete para o Pré-Olímpico das Américas e Barreirinhas conquistando o Estadual de Beach Soccer feminino.

No futebol, o Sampaio Corrêa bem que tentou, mas foi derrotado pelo Náutico na final da Série C e teve que se contentar com o vice-campeonato, em decisão com cobertura completa do Imirante Esporte. Neste mês de outubro, o Sampaio também reelegeu Sergio Frota como presidente e confirmou João Brigatti como técnico. O Moto Club também definiu treinadores, com Marcinho Guerreiro comandando a equipe principal e Raimundinho Lopes assumindo o posto no time sub-19. O Imperatriz, por sua vez, renovou com Paulinho Kobayashi. Também nos gramados, outros feitos chamaram a atenção: o título do Juventude Samas na Segundinha Maranhense, a ampliação da Série D para 2020, a definição da fórmula de disputa do Campeonato Maranhense e a participação do Marília no Nordestão Sub-20.

Nas competições nacionais, o fenômeno foi o Flamengo, que disparou na primeira colocação do Campeonato Brasileiro e chegou à decisão da Libertadores após goleada histórica sobre o Grêmio. Também falando em Libertadores, a Conmebol definiu, em outubro, o Maracanã como sede da final em 2020. A Seleção Brasileira, por sua vez, iniciou a disputa da Copa do Mundo Sub-17, enquanto a equipe principal empatou amistosos contra Senegal e Nigéria. Já nas quadras, o Brasil foi tricampeão da Copa do Mundo de vôlei masculino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.