Retrospectiva 2019

Relembre os fatos que marcaram o mês de dezembro

Para ajudar você a recordar esses fatos e ficar por dentro do que aconteceu, o Imirante.com selecionou as principais notícias divulgadas no mês de dezembro.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09

MARANHÃO –Assim como outros meses de 2019, o mês de dezembro foi marcado por violência, acidentes, carne bovina a preço de ouro, mas também pela esperança na vida de muitos. Para ajudar você a recordar esses fatos e ficar por dentro do que aconteceu, o Imirante.com selecionou as principais notícias divulgadas no mês de dezembro.

Logo no primeiro dia do mês uma chuva de esperança tomou conta da vida do jovem Eduardo França Gonçalves, de 11 anos, que tem deficiência auditiva desde 1 ano de idade. Após escrever uma cartinha para o Papai Noel, Eduardo França ganhou um aparelho de audição.

Um taxista, que estava desaparecido desde a tarde do dia 30 de novembro, foi achado morto no dia 1º dezembro. O corpo de José Manoel Rabelo Sousa foi enterrado no fundo de um casa no bairro da Divineia, em São Luís.

Vítima José Manoel Rabelo Sousa.
Vítima José Manoel Rabelo Sousa.

Um caso que tomou repercussão nacional foi a morte de nove jovens na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. Na madrugada do dia 1º as vítimas morreram após serem pisoteadas durante um baile funk.

Com a eleição municipal batendo na porta, o presidente do MDB Nacional disse que a candidatura de Roseana Sarney une o partido.

Um caso de maus-tratos a idoso foi registrado no município de Barreirinhas, interior do Estado. Policiais civis autuaram em flagrante José Ribamar da Silva acusado de manter o próprio pai em situação de cárcere privado.

José Ribamar havia deixado o pai sem alimentação desde o dia anterior.
José Ribamar havia deixado o pai sem alimentação desde o dia anterior.

Foi aberto, no dia 3 de dezembro, um procedimento administrativo pela Polícia Militar do Maranhão contra dois PMs após um vídeo viralizar nas redes sociais, em que a dupla aparece tentando prender uma mulher. Populares reagiram a abordagem dos PMs, que tentam empurrar a força a mulher para dentro da vitura.

E quem diria que um dia a carne bovina fosse ficar mais cara do que o peixe e o camarão? Pois aconteceu. Com a alta do dólar, a população brasileira foi surpreendida com uma elevação de até 50%, dependendo do core, no valor da carne.

E após um ataque a índios na BR-226, lideranças indígenas relataram clima de tensão na região. Dois índios da etnia Guajajara morreram no sábado (7). Além dos dois mortos, foram atingidos durante o ataque. O ministro da Justiça autorizou o envio da Força Nacional após o ataque.

o ataque ocorreu próximo as aldeias Boa Vista e El Betel.
o ataque ocorreu próximo as aldeias Boa Vista e El Betel.

Ainda na BR-226 um índio morreu após colidir contra um veículo de passeio. A BR chegou a ser interditada pela PRF-MA para realização dos primeiros socorros.

E com um super campanha de Natal o Grupo Mirante destacou o futuro com a pureza das crianças.

E para você que vai curtir a virada de ano veja dicas para não ter problemas com audição. Confraternizações com grandes aglomerações de pessoas e barulho podem causar danos à audição. Mas calma! Não precisa ser antissocial e fugir das festas.

O portal Imirante.com deseja um 2020 repleto de muita paz, saúde, felicidade e luz!!

Esporte

No esporte, o Maranhão foi muito bem representado. Em uma partida pelo Campeonato Português, o atacante Carlos Vinícius marcou três gols para o Benfica contra o Marítimo.

A Seleção Brasileira de Handebol empatou com a França e conquistou o primeiro ponto no Mundial. A maranhense Ana Paula foi uma das artilheiras da Seleção.

Na paranatação, o maranhense Davi Hermes fez bonito e foi convocado para o Mundial da Turquia. A temporada 2019 do nadador maranhense foi repleta de bons resultados.

Desde que sagrou-se campeão mundial de natação para Síndrome de Down em 2018, Davi Hermes tem obtido resultados expressivos.
Desde que sagrou-se campeão mundial de natação para Síndrome de Down em 2018, Davi Hermes tem obtido resultados expressivos.

O Sampaio Corrêa apresentou o elenco para a temporada 2020. O presidente do clube apresentou a lista de jogadores e adiantou que estava em tratativas com outras peças para reforçar o elenco do time maranhense.

Ainda sobre futebol e sobre fazer bonito, a atacante maranhense Catarina Macario conquistou títulos e se destacou nos Estados Unidos. Com apenas 20 anos, Catarina Macario foi a artilheira de Stanford e pensa em defender a seleção norte-americana.

E para não esquecer, reveja os números da campanha inesquecível do Flamengo no Brasileirão.

Não deu para o Flamengo no Mundial de Clubes. Com gol de Firmino, o Liverpool levou o título da competição.

A vitória da partida foi obtida apenas na prorrogação, graças a gol do atacante brasileiro Firmino.
A vitória da partida foi obtida apenas na prorrogação, graças a gol do atacante brasileiro Firmino.

Na Mira

E no entretenimento não foi diferente! O mês de dezembro foi carregado de muitas notícias que merecem um destaque especial. Entre elas, está a participação do universitário Michel Santos em um quadro do programa Caldeirão do Hulk! Ele foi o único maranhense a estar na temporada do “Quem quer ser um milionário”.

Também teve muito reconhecimento e representatividade de artistas e profissionais no nosso Estado na primeira edição do Prêmio Volts, que contou com várias categorias do entretenimento maranhense!

Porém, se engana quem pensa que só quem nasceu no Maranhão é honrado por aqui. A prova disso é o título de Cidadão Ludovicense concedido ao jornalista e apresentador Giovanni Spinucci, que representou nosso Estado na bancada do Jornal Nacional!

Indo direto para as telinhas do YouTube, neste mês o vídeo de Manoel Gomes cantando o hit “Caneta Azul” se tornou o terceiro mais visto da plataforma. O maranhense também virou assunto novamente ao aparecer do lado de uma “loira misteriosa” em São Paulo.

Manoel Gomes com loira misteriosa em São Paulo. / Foto: Reprodução.
Manoel Gomes com loira misteriosa em São Paulo. / Foto: Reprodução.

E como já é tradição, dezembro é um mês para colocar em prática a gratidão. E o Brechó de Natal, realizado há 11 anos pelo Grupo Mirante, mais uma vez veio para ajudar ao próximo e superar as boas expectativas de todos os envolvidos na ação que faz parte do projeto Gratitude.

E mais um fato inusitado que chamou bastante atenção foi um maranhense que tatuou o rosto do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, em sua perna.

Maranhense tatua rosto do prefeito Edivaldo Holanda Jr na perna. / Foto: Reprodução.
Maranhense tatua rosto do prefeito Edivaldo Holanda Jr na perna. / Foto: Reprodução.

O Bumba Meu Boi do Maranhão foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade! A noite foi motivo de festa para todos os brincantes e amantes do nosso folclore e, além disso, representou uma grande honra à principal marca de nossas manifestação culturais!

O Bumba-meu-boi do Maranhão abrange vários elementos. / Foto: Divulgação.
O Bumba-meu-boi do Maranhão abrange vários elementos. / Foto: Divulgação.

E é claro que o espírito natalino não poderia ficar de fora desta retrospectiva! Para celebrar a época, alguns famosos maranhenses publicaram importantes mensagens de esperança e outros sentimentos especiais!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.