Retrospectiva 2019

Relembre grandes personalidades que morreram em 2019

Inesquecíveis vozes se calaram e artistas saíram de cena, ficando na memória dos brasileiros.

Imirante.com

Atualizada em 31/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS - O Imirante.com relembra nomes de importantes personalidades que nos deixaram ao longo do ano de 2019. Inesquecíveis vozes se calaram, artistas saíram de cena, renomados comunicadores partiram deixando grandes contribuições, e tantas outras celebridades ficaram na memória dos brasileiros. Veja a seguir:

Ricardo Boechat

O jornalista Ricardo Boechat, da Band, morreu no dia 11 de janeiro de 2019, após a queda de um helicóptero no Rodoanel em São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave caiu sobre um caminhão que trafegava pela rodovia e explodiu em seguida.

Bibi Ferreira

A atriz, cantora e diretora Bibi Ferreira, de 96 anos, morreu no dia 13 de janeiro de enfarte em sua casa, no Rio de Janeiro. Segundo o empresário da atriz, Nilson Raman, Bibi reclamou de falta de ar e, no momento seguinte, já não respirava.

Deise Cipriano

A cantora do grupo Fat Family Deise Cipriano morreu no dia 12 de fevereiro, aos 39 anos. Ela lutava contra um câncer no fígado desde o mês de agosto de 2018.

Marquinhos

O humorista Marquinhos morreu no dia 30 de março, aos 70 anos, por falência múltipla dos órgãos, em São Paulo. Marco Antônio Eugênio Martini ficou conhecido por trabalhar com pegadinhas exibidas no programa do apresentador João Kléber. Ele era famoso pelo bordão "O que, o que, o que..." em suas brincadeiras.

Bita do Barão

Morreu no dia 18 de abril o babalorixá Bita do Barão. O pai de santo estava internado no hospital São Paulo, na cidade de Teresina. Bita morava na cidade de Codó, no Palácio de Iansã, onde recebia diversas pessoas, muitas delas influentes, como políticos e famosos.

Beth Carvalho

Morreu no dia 30 de abril, aos 72 anos, a sambista Beth Carvalho. Ela estava internada no Rio de Janeiro. Grande intérprete, Beth Carvalho ficou conhecida carinhosamente como a “madrinha do samba”, pelos talentos que descobriu e apadrinhou ao longo de sua carreira, como Zeca Pagodinho e o grupo Fundo de Quintal.

Lúcio Mauro

O ator Lúcio Mauro morreu no dia 11 de maio, aos 92 anos. Ele ficou internado há quase quatro meses na Clínica São Vicente, na zona sul do Rio de Janeiro, mas não resistiu.

Lady Francisco

Morreu no dia 26 de maio a atriz Lady Francisco. Ela estava internada na UTI do Hospital Unimed-Rio, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, desde o dia 28 de abril, em decorrência de complicações apresentadas no período pós-operatório de correção de fratura de fêmur.

Gabriel Diniz

O cantor Gabriel Diniz morreu após sofrer um acidente de avião no dia 27 de maio. O acidente aconteceu a 10 km de Aracaju (SE). O voo tinha decolado de Salvador (BA) e caiu em uma área de difícil acesso por causa do mangue no local.

Serguei

O cantor Serguei morreu, aos 85 anos, no dia 7 de junho. Ele estava internado no Hospital Regional do Médio Paraíba Doutora Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Sofria de Alzheimer e foi transferido no mês passado de Saquarema, onde morava, para Volta Redonda.

João Gilberto

O cantor e compositor baiano morreu aos 88 anos, no dia 6 de julho de 2019, na cidade do Rio de Janeiro. Ele é considerado um dos pais da Bossa Nova e a deixou como um grande legado, pois o ritmo colocou a música brasileira em um novo patamar. A Bossa Nova influenciou a Música Popular Brasileira contemporânea.

Paulo Henrique Amorim

O jornalista morreu, aos 77 anos, no dia 10 de julho de 2019. Paulo Henrique Amorim morreu em casa, no Rio de Janeiro, quando sofreu um infarto fulminante, segundo informação confirmada por sua mulher. O jornalista construiu uma carreira que vai do jornalismo impresso ao televisivo, atuando em diversas empresas de comunicação.

Juarez Soares

O jornalista esportivo Juarez Soares, conhecido como "China", morreu aos 78 anos em São Paulo, no dia 23 de julho de 2019. O jornalista esportivo lutava contra um câncer.

Ruth de Souza

A atriz Ruth de Souza morreu aos 98 anos, no Rio de Janeiro, no dia 28 de julho de 2019. O último trabalho da atriz foi na minissérie Se eu fechar os olhos agora, da TV Globo, filmada em 2019. A atriz, considerada a primeira-dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira, estava internada no Centro de Tratamento Intensivo para tratar de uma pneumonia e acabou morrendo.

João Carlos Barroso

Ator João Carlos Barroso morreu aos 69 anos, no Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto de 2019. O ator lutava durante alguns anos contra um câncer.

Roberto Leal

O Cantor português Roberto Leal morreu, aos 67 anos, no dia 15 de setembro de 2019, em São Paulo. Roberto Leal teve uma reação alérgica após ter tomado um medicamento. O cantor, que ficou conhecido em todo o Brasil pela música “Bate o pé”, vinha enfrentando um câncer há, pelo menos, dois anos.

Sulli

A cantora e atriz coreana Sulli morreu, aos 25 anos, no dia 14 de outubro de 2019. A estrela de K-pop foi encontrada morta dentro de casa, em Seul.

Walter Franco

O cantor e compositor morreu no dia 24 de outubro, aos 74 anos, em São Paulo. Walter havia sido hospitalizado há pouco mais de uma semana após sofrer um AVC. Walter Franco era um dos nomes importantes da música de vanguarda no Brasil.

Jorge Fernando

O ator e diretor Jorge Fernando, de 64 anos, morreu no dia 27 de outubro de 2019, no Rio de Janeiro. Ele morreu devido a uma parada cardíaca em decorrência de uma “dissecção de aorta completa”. O último trabalho de Jorge Fernando foi a novela "Verão 90", na TV Globo.

Walter Mercado

O astrólogo Walter Mercado morreu aos 88 anos, no dia 2 de novembro de 2019, vítima de insuficiência renal. O porto-riquenho ficou conhecido por usar o bordão "Ligue djá" em propagandas de mapas astrais na televisão.

Reinaldo, o "Príncipe do Pagode"

O cantor morreu aos 65 anos, no dia 18 de novembro, em São Paulo. Ele vinha enfrentando um câncer de pulmão há cerca de quatro anos.

Charles Guttenberg

O humorista famoso de "A Praça é Nossa", conhecido como Rapadura, morreu aos 57 anos. Charles Guttenberg morreu no dia 26 de novembro de 2019. Ele estava internado na UTI de um hospital em São Paulo, após complicações de uma cirurgia no aparelho digestivo.

Leonardo Neves

O bicampeão brasileiro de surfe morreu, no dia 24 de novembro de 2019, durante uma prova no Rio de Janeiro. O surfista, conhecido como Leo Neves, sofreu um mal súbito na água.

Fábio Barreto

O cineasta morreu, aos 62 anos, no Rio de Janeiro, no dia 20 de novembro de 2019. Barreto foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996. Ele estava em coma desde que sofreu um acidente de carro em dezembro de 2009.

Gugu Liberato

O apresentador de TV Antônio Augusto Moraes Liberato, conhecido como Gugu Liberato, morreu aos 60 anos, em Orlando, Florida, Estados Unidos. Ele estava trocando o filtro do ar-condicionado, em sua residência, quando caiu com cabeça no chão. Após ficar internado na UTI, o apresentador morreu no dia 22 de novembro de 2019.

Marie Fredriksson

A vocalista do grupo Roxette morreu aos 61 anos, no dia 10 de dezembro de 2019. A cantora lutava há 17 anos contra um câncer cerebral que a fez deixar os palcos.

Anna Karina

Eternizada por seu papéis nos longas de Jean-Luc Godard e um ícone da Nouvelle Vague, a atriz Anna Karina morreu aos 79 anos, no dia 14 de dezembro, em Paris. A causa da morte foi um câncer.

Zilda Cardoso

A atriz Zilda Cardoso, de 83 anos, conhecida pela personagem Catifunda, morreu no dia 20 de dezembro, na capital paulista, em sua residência, na zona oeste. Ela faleceu por causas naturais.

Ubirajara Penacho dos Reis, o Bira

O músico Ubirajara Penacho dos Reis, conhecido como "Bira", morreu no dia 22 de dezembro, em São Paulo, aos 85 anos. Bira, que ficou conhecido como baixista do Programa do Jô, morreu após sofrer um AVC.

Antônio Guerreiro

O fotógrafo Antônio Guerreiro, especialista em retratar artistas famosos desde a década de 1970, morreu aos 72 anos, no dia 28 de dezembro, no Rio de Janeiro. Diagnosticado recentemente com um câncer, ele estava internado há cerca de um mês na Policlínica de Botafogo e não resistiu aos complicações da doença.

Hilda Rebello

A atriz Hilda Rebello, mãe do ator e diretor Jorge Fernando, morreu aos 95 anos, no dia 29 de dezembro. Ela faleceu, dois meses após a morte do filho, na UTI do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, no Rio de Janeiro, onde estava internada desde o dia 7 de dezembro, com quadro de infecção respiratória.

Nilcéa Freire

A ex-ministra Nilcéa Freire morreu aos 66 anos, no Rio de Janeiro, vítima de um câncer. Ela era médica, ex-reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), ex-dirigente da Fundação Ford no Brasil e ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Sua carreira foi dedicada principalmente à defesa dos direitos das mulheres.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.