Destaques do mês

Relembre os fatos que marcaram o mês de junho no Maranhão

O Imirante.com resgata os fatos de maior destaque no sexto mês deste ano.

Imirante.com

Atualizada em 31/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS – O mês de junho foi marcado por um acidente fatal envolvendo crianças. O fim trágico de duas garotas de Bacabal que estavam passeando e brincando bem longe de casa. O Imirante.com relembra, agora, este e outros acontecimentos.

Duas crianças maranhenses, de sete e três anos de idade, morreram no dia 3 de junho, após um deslizamento de rochas em passeio turístico na região de San José de Maipo, na Cordilheira dos Andes, no Chile. Isadora Pereira Bringel Carvalho, de sete anos, e Khalida Carvalho Trabulsi Lisboa, de três, eram da cidade de Bacabal, a 240 km de São Luís. Os corpos foram sepultados no Cemitério do Gavião, no bairro da Madre Deus, na capital maranhense. De acordo com autoridades chilenas, o local onde houve o acidente deveria estar fechado.

Crianças maranhenses morreram durante passeio no Chile. Foto: Arquivo
Crianças maranhenses morreram durante passeio no Chile. Foto: Arquivo

Um dia de luta por direitos. Assim foi iniciada a manhã de 14 junho. A população de São Luís despertou sem ônibus nas ruas, em razão da Greve Geral, organizada por centrais sindicais, movimentos sociais e grupo estudantis em todo o país contra a Reforma da Previdência. Além da paralisação dos rodoviários, outros atos ocorreram no km 2 da BR-135, na Vila Itamar, e na Av. dos Portugueses, perto da Barragem do Bacanga, onde manifestantes atearam fogo em pneus.

Uma acusação de estupro e vazamento de fotos íntimas contra o jogador Neymar deu o que falar no mês de junho. Um vídeo mostrou uma briga entre Neymar e a mulher que o acusava do estupro, a modelo Najila Trindade. Nas imagens, é possível ver Neymar em cima da cama. A mulher, aparentemente, desfere golpes contra o jogador. Neymar foi intimado a depor sobre o caso na Delegacia de Repressão de Crimes de Informática (DRCI).

O advogado Danilo Garcia de Andrade, representante de Najila, anunciou poucos dias depois que deixava o caso. Ele alegou que a modelo não lhe entregou o celular contendo o vídeo completo. Outro motivo para que ele tenha desistido de defender a modelo foi o fato de ela ter o acusado de planejar um arrombamento ao seu apartamento e de furtar o tablet no qual alega estar o vídeo completo, de sete minutos, gravado no dia do segundo encontro com Neymar no quarto de hotel, em Paris.

O jogador Neymar chegou às 19h15 de hoje (6) à Cidade da Polícia, no Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, para prestar depoimento na Delegacia de Repressão de Crimes de Informática (DRCI). Ele negou o estupro.

Na Mira

Falou em junho, falou em São João! E o Maranhão, que possui várias riquezas, símbolos e patrimônios característicos da época junina, como sempre, foi incendiado pelos maiores arraiais! Desde o Arraiá da Mira, passando pelo Arraial do Ilha até o Arraial da Maria Aragão, o imirante.com transmitiu o calor junino ao vivo aos internautas, permitindo que até mesmo quem estava longe acompanhasse cada show e cada atração em tempo real.

E não teve só música pra pular fogeira não! Junho também foi marcado pelo show da clássica banda de rock Sepultura, com direito a apresentação e abertura de bandas de rock locais.

Além de tudo isso, quem adora um cinema pode se divertir e prestigiar boas produções que foram destaque na 42ª edição do Festival Guarnicê de Cinema que aconteceu em São Luís!

Esporte

Logo no começo de junho, uma bomba agitou o futebol mundial, com Neymar sendo acusado de estuprar uma mulher em Paris. Pouco depois, o camisa 10 da Seleção Brasileira sofreu uma lesão e desfalcou a equipe brasileira na Copa América. Enquanto isso, a Seleção Feminina disputou mais uma Copa do Mundo: Marta se tornou a maior goleadora da história dos Mundiais, mas o Brasil caiu nas oitavas de final, após derrota para a França.

Marta quebrou recorde na Copa do Mundo. (Foto: Divulgação / CBF)
Marta quebrou recorde na Copa do Mundo. (Foto: Divulgação / CBF)

Enquanto isso, no futebol maranhense, o Sampaio Corrêa acumulou altos e baixos, que resultaram na saída de Julinho Camargo e na contratação de João Brigatti. Também na disputa da Série C, o Imperatriz iniciou uma arrancada. Já na Série D, o Maranhão Atlético foi eliminado na primeira fase, enquanto o Moto Club caiu na segunda fase, diante do Floresta.

Pelas quadras, o Sampaio Basquete garantiu a vice-liderança na primeira fase da Liga de Basquete Feminino, emplacou atletas no Jogo das Estrelas e contou com quatro convocadas pelo técnico José Neto para defender a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos. Outros destaques do esporte local foram as decisões no Estadual de Futebol 7 e a Liga O Estado, que sorteou uma camisa do volante maranhense Rodrigo Lindoso.

Com a disputa da Copa América, o futebol brasileiro teve uma paralisação, mas um fato importante foi registrado em junho: a chegada do técnico português Jorge Jesus ao Flamengo. Na Europa, o Liverpool conquistou o título da Liga dos Campeões.

O mês de junho também foi agitado em outros esportes, com Isaquias Queiroz conquistando o título da etapa da Copa do Mundo de Canoagem, o Flamengo faturando mais um troféu do NBB, e o Brasil goleando a Argentina na final do Grand Prix de futsal. Também em junho, morreram Cassas de Lima, histórico médico e dirigente do Moto Club, e o jogador de basquete Michael Uchendu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.