Destaques do mês

Relembre os fatos que marcaram o mês de abril no Maranhão

O Imirante.com resgata os fatos de maior destaque no quarto mês deste ano.

Adriano Soares e Gustavo Arruda / Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h10

SÃO LUÍS – O mês de abril de 2019 foi marcado por vários fatos em todo o maranhão. Em Imperatriz, uma jovem, identificada como Jucilene Leal, de 26 anos, morreu após dar entrada no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão. Ela foi vítima de um grave acidente de trânsito, na BR-010, perímetro urbano de Imperatriz.

De acordo com informações, a mulher estava na garupa de uma moto, que era pilotada por seu irmão. Em alta velocidade, o condutor teria perdido o controle do veículo e colidido em um porte. A batida foi tão forte que a mulher foi arremessada.

Um outro caso que também foi notícia no mês de abril deste ano foi a prisão de um jovem, identificado como José Wellington da Conceição Silva, 19 anos, suspeito de cometer assaltos usando uma farda da PM. Ele agia no bairro do Maracanã, Região Metropolitana de São Luís, segundo informou a polícia.

Também segundo informações policiais, o suspeito ainda postava fotos nas redes sociais trajando a farda e portando arma da Polícia Militar. Ele foi reconhecido por militares durante diligências na comunidade de mangue Seco, Zona Rural da capital.

A morte do babalorixá Bita do Barão foi um dos acontecimentos de maior repercussão no mês de abril de 2019. A morte do pai de santo foi confirmada pela filha do líder religioso maranhense, no dia 18 de abril.

Wilson Nonato de Souza, o Bita do Barão, era o babalorixá mais conhecido do Brasil e tinha 87 anos. Bita morava na cidade de Codó, no Palácio de Iansã, onde recebia diversas pessoas, muitas delas influentes, como políticos e famosos.

O pai de santo estava internado em um hospital da cidade de Teresina (PI). O enterro do babalorixá foi realizado no município maranhense de Codó.

Também em abril, um bebê recém-nascido foi abandonado e encontrado por populares dentro de uma bolsa, na rua 5 do bairro Cidade Operária, em São Luís. A informação foi confirmada pelo major Marcelo, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar.

De acordo com informações policiais, a criança foi encaminhada para a Delegacia Especial da Cidade Operária (Decop), onde ficou em observação e recebeu todos os cuidados necessários. Na época, o Conselho Tutelar foi acionado para tomar as medidas cabíveis sobre o caso.

O mês de abril foi marcado também pelo anúncio do concurso público do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) para provimento dos cargos efetivos de servidores do Poder Judiciário estadual.

O concurso era para o preenchimento de 63 vagas – distribuídas entre os cargos de Analista Judiciário, Oficial de Justiça e Técnico Judiciário – e formação de cadastro de reserva.

As fortes chuvas também marcaram o mês de abril no Maranhão. O Prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, decretou estado de emergência em decorrências das chuvas que caíram na cidade. O gestor já comunicou às autoridades de Imperatriz e Brasília a gravidade da situação.

De acordo com dados da prefeitura, à época, 800 famílias foram atingidas pelas chuvas.

Imperatriz conquistou título maranhense. (Foto: Divulgação)
Imperatriz conquistou título maranhense. (Foto: Divulgação)

Esporte

O mês de abril foi marcado pelo título do Imperatriz no Campeonato Maranhense, após decisão emocionante contra o Moto Club no Estádio Castelão. O Cavalo de Aço avançou à final do Estadual após eliminar o Sampaio Corrêa, em duelo marcado pela bronca do elenco Andrey no elenco tricolor, e o Papão avançou com duas vitórias sobre o Maranhão Atlético. Como era de se esperar, Imperatriz e Moto dominaram a seleção do Maranhense, escolhida pela ACLEM. Depois disso, Imperatriz e Sampaio Corrêa tiveram estreias vitoriosas pela Série C.

Ainda dentro dos gramados, o mês de abril contou com um jovem imperatrizense de 11 anos sendo aprovado pelo Corinthians, o meia maranhense Elkeson falando dos momentos marcantes na carreira, o volante maranhense Léo Silva marcando um gol antológico no Japão e a participação do Santa Quitéria no Brasileiro Feminino Série A-2. A Liga O Estado, por sua vez, teve uma edição especial com Márcio Diogo, meia do Moto.

Dentro das quadras, o Sampaio Basquete sofreu sua primeira derrota na LBF diante do Ituano, mas continuou com uma grande temporada, graças ao bom desempenho da ala Raphaella Monteiro e das cobranças do técnico Cristian Santander. Em abril, o Sampaio Basquete também se reforçou com a armadora Tainá Paixão e recebeu convite para disputar a Liga Sul-Americana.

O esporte maranhense também teve como destaques em abril a conquista do Brasileiro de Seleções de Vôlei Sub-17 pela seleção local, o início da disputa do Maranhense de Kart, a realização do São Luís Open de Handebol e o ouro de Thayara França no Sul-Americano de Natação.

No futebol nacional, os Estaduais se encerraram com as conquistas de Flamengo, no Rio de Janeiro, Corinthians, em São Paulo, e Cruzeiro, em Minas Gerais. Flamengo e Cruzeiro, aliás, se enfrentaram na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, com vitória do Rubro-Negro em duelo marcado pela despedida do zagueiro Juan. Na CBF, Rogério Caboclo foi empossado como novo presidente.

Na Mira

No mês de abril vários fatos movimentaram também o Na Mira. A cantora Jojo Todynho, de 22 anos, passou por um procedimento cirúrgico para retirar 3,6 kg dos seios. Jojo rebateu as críticas dos haters recebidas após a cirurgia. Ela desabafou em publicação em sua conta no Instagram.

Também em abril, a imperatrizense MC Kelly viralizou com um vídeo cantando seu maior sucesso, “As mina apimentada”. O desempenho da loira dividiu opiniões. Há quem torcia por ela, mas também quem criticava sobre o trabalho da artista.

Na reta final, a 19ª edição do Big Brother Brasil deu o que falar. A sister Hariany empurrou Paula, uma de suas companheiras de confinamento, após discussão entre as duas logo depois de uma das festas.

Após análise das imagens pela direção do programa ficou constatada uma agressão. Hariany infringiu uma regra do BBB e foi eliminada.

Também em abril, a diva Anitta declarou ser bissexual há mais de 10 anos. A declaração foi dada durante entrevista a um site espanhol, durante a passagem da cantora por Madri, e traduzida pelo jornalista Léo Dias. "Bissexualidade tem sido uma realidade para mim há muito tempo, mais de dez anos. Escolhi o jeito certo de compartilhá-lo, porque não queria contar diretamente para a imprensa. A mídia está sempre procurando cliques e polêmicas, talvez eles a tivessem tratado de uma maneira que não fosse respeitosa", garantiu a cantora.

A morte do cantor e compositor Jefferson Fernandes Luiz, conhecido como MC Sapão, no mês de abril, aos 40 anos, no Rio de Janeiro também foi notícia no Na Mira. Sapão estava internado há nove dias no Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro, por causa de uma pneumonia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.