Destaques do mês

Relembre os fatos que marcaram o mês de março no Maranhão

O Imirante.com resgata os fatos de maior destaque no terceiro mês deste ano.

Adriano Soares, Anne Cascaes e Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 31/03/2022 às 12h13
Destaques do mês de março nas notícias do Maranhão. Foto: divulgação
Destaques do mês de março nas notícias do Maranhão. Foto: divulgação

SÃO LUÍS – Vários fatos marcaram o mês de março de 2019, um deles foi registrado no município de Rosário, distante 67,8 km de São Luís. Lá, um pai foi preso acusado de explorar sexualmente a filha de 14 anos. Consta no inquérito policial, que a adolescente era obrigada a se prostituir, às vezes, pela quantia de R$ 10, para sustentar a dependência química do pai e da madrasta.

Outro fato que marcou o mês de março, no Maranhão, foi a morte de um policial militar, durante uma perseguição a criminosos, no município de Mirinzal. A vítima foi Samuel Caetano de Albuquerque Marques, de 21 anos. De acordo com informações da PM, durante a ação, o jovem soldado acabou colidindo a motocicleta que pilotava em um poste, morrendo no local, no exercício de sua profissão.

Um caso de solidariedade também foi destaque aqui no Imirante.com, no mês de março. Policiais se mobilizaram para trazer maranhense de volta ao Estado. Joelson Pereira, de 25 anos, foi encontrado por equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio de Janeiro, andando sem rumo pela ponte Rio-Niterói, após ter sido assaltando. Joelson estava no RJ para uma entrevista de emprego que não deu certo. Por ser de uma família muito humilde, os policiais fizeram uma força-tarefa para trazê-lo de volta ao seu Estado de origem.

As “águas de março” fecharam o mês com muita chuva, em São Luís. Nos dias 23, 24 e 25 temporais atingiram a cidade. Vários pontos de alagamentos foram registrados por toda a cidade e Região Metropolitana. As fortes chuvas trouxeram muitos prejuízos: pessoas ficaram ilhadas, muros foram derrubados e condomínios foram inundados pela enxurrada.

Infelizmente, a violência urbana contou com casos tristes no mês de março. Na madrugada do dia 15, um motorista de ônibus, identificado como Alex de Paulo Oliveira, de 36 anos, foi morto a tiro, durante assalto em uma parada no Anel Viário, em São Luís, enquanto esperava carona para ir ao trabalho.

A maré alta também foi destaque no mês de março. Como efeito do fenômeno da superlua, a maré em São Luís e Região Metropolitana subiu mais que o normal, com mar agitado e ondas altas, alagando ruas e estacionamentos. O fenômeno chamou atenção da população da cidade.

Assassinato do motorista Alex de Paulo, de 36 anos, foi um dos casos de maior destaque do mês de março. Foto: divulgação
Assassinato do motorista Alex de Paulo, de 36 anos, foi um dos casos de maior destaque do mês de março. Foto: divulgação

Na Mira

E em se tratando de cultura e entretenimento, o mês de março já começou em festa! Afinal, os primeiros dias do mês foram carregados pela folia e alegria do Carnaval. E para homenagear as escolas de samba tradicionais da Ilha, o Na Mira registrou alguns fatos e fotos especiais das rainhas de bateria da Flor do Samba e da Favela do Samba, sendo esta última a grande campeã do Carnaval 2019 de São Luís. Clique aqui e relembre tudo sobre o período carnavalesco maranhense.

A Favela do Samba foi a grande campeã do Carnaval de São Luís.
A Favela do Samba foi a grande campeã do Carnaval de São Luís.

Confira:

Favela do Samba vence o Carnaval 2019 de São Luís

FOTOS: rainha de bateria da Flor do Samba esbanja sensualidade

FOTOS: rainha de bateria da Favela do Samba tira fôlego

Mas, como nem sempre toda festa resulta só em alegria, um fato chocou o público que curtia o show do cantor Mano Walter na cidade de Imperatriz. Durante a apresentação do artista, uma lata de cerveja foi arremessada em direção a Walter, atingindo e ferindo seu rosto. Apesar do acontecido, o cantor permaneceu com o show até o final, sem tocar de imediato no assunto. Entretanto, o episódio acabou tomando proporção nacional ao ser comentado por nomes de outros artistas consagrados na música brasileira.

(Foto: reprodução).
(Foto: reprodução).

E não podemos esquecer, é claro, que no dia 8 de março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher! Entre tantas homenagens, o Na Mira teve uma série especial com mulheres maranhenses envolvidas com a arte em geral. E por falar em representatividade maranhense, março também teve mais uma edição do Miss Brasil 2019! Conheça a modelo que representou o Estado na disputa.

Com o objetivo de aproximar ainda mais o nosso contato com quem nos acompanha, o projeto “Você no Imirante” passou a destacar fotos de autoria dos nossos internautas, que são postadas semanalmente em nosso feed do Instagram! Clique e veja como participar.

Esporte

Em março, o esporte maranhense foi marcado pelas definições e indefinições do Campeonato Maranhense. Depois de ser adiada por causa de um problema no gramado do Estádio Costa Rodrigues, em Pinheiro, a última rodada da primeira fase do Estadual confirmou Moto Club, Imperatriz, Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético como semifinalistas. O mata-mata, entretanto, foi ameaçado por uma punição do TJD-MA. Em meio a esses problemas, foram definidos os adversários de Moto Club e Maranhão Atlético na Série D. Na Copa do Nordeste, o aniversariante do mês Sampaio Corrêa amargou a eliminação precoce, assim como o Moto. O Rubro-Negro também vivia a expectativa pela inédita classificação para a terceira fase da Copa do Brasil, mas foi eliminado pelo ABC nos pênaltis.

O Moto Club garantiu liderança na primeira fase do Estadual, mas caiu na segunda fase da Copa do Brasil. (Foto: De Jesus / O Estado)
O Moto Club garantiu liderança na primeira fase do Estadual, mas caiu na segunda fase da Copa do Brasil. (Foto: De Jesus / O Estado)

Ainda falando em futebol, dois times maranhenses representaram o estado em competições nacionais. Enquanto o Marília foi eliminado da Copa do Brasil Sub-20 em disputa de pênaltis contra o América Mineiro, o Santa Quitéria estreou com derrota para o Tiradentes no Campeonato Brasileiro Feminino Série A-2.

Março também foi um mês de celebração para a Liga O Estado, programa esportivo do Jornal O Estado, que completou um ano no ar. Nesse clima de festa, o esporte maranhense teve como destaques a convocação e estreia do maranhense Dyego Sousa na seleção de Portugal, o título de Humberto de Campos no Maranhense de Beach Soccer, a abertura do Maranhense de Futebol 7, o lançamento do novo carro de Rafael Suzuki na Stock Car e a medalha de bronze de Radhyja do Carmo no Brasileiro de Karatê.

O maranhense Dyego Sousa fez sua estreia pela seleção de Portugal. (Foto: Joaquim Lima / Semanário V)
O maranhense Dyego Sousa fez sua estreia pela seleção de Portugal. (Foto: Joaquim Lima / Semanário V)

O mês, entretanto, não foi só de alegrias para o esporte maranhense: após forte chuva, o telhado do Ginásio Castelinho caiu, fato que comoveu a comunidade esportiva do estado.

Telhado do Ginásio Castelinho desabou em março. (Foto: Divulgação)
Telhado do Ginásio Castelinho desabou em março. (Foto: Divulgação)

Sem sua casa, o Sampaio Basquete acertou a transferência das partidas como mandante para o Costa Rodrigues e teve um excelente início de temporada na Liga de Basquete Feminino, com quatro vitórias consecutivas, liderado pela ala Raphaella Monteiro.

O Sampaio Basquete teve excelente início na temporada 2019 da LBF. (Foto: Jorge Bevilacqua)
O Sampaio Basquete teve excelente início na temporada 2019 da LBF. (Foto: Jorge Bevilacqua)

Também em março, o futebol brasileiro celebrou a vitória no amistoso contra a República Tcheca, mas lamentou as mortes de Coutinho, campeão mundial em 1962 e ídolo do Santos, Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco, e Rafael Henzel, jornalista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.